fbpx

Modelo de marketing “bem-me-quer” – Definir

Após a análise interna e de já conhecer as oportunidades e ameaças que a sua empresa tem ou terá de enfrentar no futuro, chegou a hora de definir objectivos específicos, mensuráveis e realistas para o seu plano de redes sociais.

1.1. ESTABELECER OBJECTIVOS

Crie uma lista tendo em conta que os objectivos devem estar directamente relacionados com os seus objectivos e ser o mais específicos possíveis. Dessa lista escolhe os 5 principais objectivos e que podem ser de longo ou curto prazo, estratégicos ou tácticos.

Tente depois alinhar cada um destes objectivos de negócio com os objectivos das redes sociais. Aqui ficam 5 sugestões de objectivos:

AUMENTAR A NOTORIEDADE E A REPUTAÇÃO DA MARCA

  • Envolver o público-alvo com a marca e com os produtos;
  • Criar relacionamento com influenciadores e líderes de opinião online; e
  • Converter os clientes mais leais em embaixadores da marca.

PROMOVER OS PRODUTOS E SERVIÇOS DA MARCA E AUMENTAR AS VENDAS

  • Dar a conhecer os seus produtos junto do público-alvo;
  • Gerar conversas online e recomendações; e
  • Aumentar as oportunidades de venda.

AUMENTAR O CONHECIMENTO SOBRE O MERCADO

  • Obter insights dos clientes, comportamentos e feedback;
  • Recolher dados dos clientes para CRM;
  • Criar melhores produtos e serviços em colaboração com os clientes; e
  • Melhorar a estratégia de marketing.

MELHORAR A OPTIMIZAÇÃO NOS MOTORES DE PESQUISA

  • Melhorar a visibilidade online da marca; e
  • Melhorar o ranking da marca nos motores de pesquisa.

AUMENTAR O TRÁFEGO DA EMPRESA

  • Redireccionar o tráfego para o site da empresa; e
  • Melhorar a taxa de retenção dos visitantes no site da empresa e o tempo despendido aumentando a lealdade à marca;

Um dos métodos mais recomendados para  definição dos objectivos é o método SMART.

Specific – Descreva os objectivos o mais detalhadamente possível face ao que pretende atingir
Measurable – De forma a monitorizar convenientemente é necessário criar para cada objectivo as métricas correspondentes
Achievable – os objectivos devem ser os mais realistas possíveis
Realistic – Certifique-se que tem os recursos e tecnologia necessários para atingir os seus objectivos
Timing – Crie um cronograma para os seus objectivos de forma a torná-los tangíveis

Este artigo foi útil?

Obrigado pelo seu feedback!
Recommend
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIN
Share
Tagged in
Leave a reply