Após a análise interna e de já conhecer as oportunidades e ameaças que a sua empresa tem ou terá de enfrentar no futuro, chegou a hora de definir objectivos específicos, mensuráveis e realistas para o seu plano de redes sociais.
1.1. ESTABELECER OBJECTIVOS
Crie uma lista tendo em conta que os objectivos devem estar directamente relacionados com os seus objectivos e ser o mais específicos possíveis. Dessa lista escolhe os 5 principais objectivos e que podem ser de longo ou curto prazo, estratégicos ou tácticos.
Tente depois alinhar cada um destes objectivos de negócio com os objectivos das redes sociais. Aqui ficam 5 sugestões de objectivos:
AUMENTAR A NOTORIEDADE E A REPUTAÇÃO DA MARCA
PROMOVER OS PRODUTOS E SERVIÇOS DA MARCA E AUMENTAR AS VENDAS
AUMENTAR O CONHECIMENTO SOBRE O MERCADO
MELHORAR A OPTIMIZAÇÃO NOS MOTORES DE PESQUISA
AUMENTAR O TRÁFEGO DA EMPRESA
Um dos métodos mais recomendados para definição dos objectivos é o método SMART.
Specific – Descreva os objectivos o mais detalhadamente possível face ao que pretende atingir
Measurable – De forma a monitorizar convenientemente é necessário criar para cada objectivo as métricas correspondentes
Achievable – os objectivos devem ser os mais realistas possíveis
Realistic – Certifique-se que tem os recursos e tecnologia necessários para atingir os seus objectivos
Timing – Crie um cronograma para os seus objectivos de forma a torná-los tangíveis