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Modelo de marketing “bem-me-quer” – Definir

Após a análise interna e de já conhecer as oportunidades e ameaças que a sua empresa tem ou terá de enfrentar no futuro, chegou a hora de definir objectivos específicos, mensuráveis e realistas para o seu plano de redes sociais.

1.1. Estabelecer objectivos
Crie uma lista tendo em conta que os objectivos devem estar directamente relacionados com os seus objectivos e ser o mais específicos possíveis. Dessa lista escolhe os 5 principais objectivos e que podem ser de longo ou curto prazo, estratégicos ou tácticos.

Tente depois alinhar cada um destes objectivos de negócio com os objectivos das redes sociais. Aqui ficam 5 sugestões de objectivos:

A. Aumentar a notoriedade e a reputação da marca:

  • Envolver o público-alvo com a marca e com os produtos
  • Criar relacionamento com influenciadores e líderes de opinião online
  • Converter os clientes mais leais em embaixadores da marca

B. Promover os produtos e serviços da marca e aumentar as vendas:

  • Dar a conhecer os seus produtos junto do público-alvo
  • Gerar conversas online e recomendações
  • Aumentar as oportunidades de venda

C. Aumentar o conhecimento sobre o mercado:

  • Obter insights dos clientes, comportamentos e feedback
  • Recolher dados dos clientes para CRM
  • Criar melhores produtos e serviços em colaboração com os clientes
  • Melhorar a estratégia de marketing

D. Melhorar a optimização nos motores de pesquisa:

  • Melhorar a visibilidade online da marca
  • Melhorar o ranking da marca nos motores de pesquisa

E. Aumentar o tráfego da empresa:

  • Redireccionar o tráfego para o site da empresa
  • Melhorar a taxa de retenção dos visitantes no site da empresa e o tempo despendido aumentando a lealdade à marca

Um dos métodos mais recomendados para  definição dos objectivos é o método SMART.

Specific – Descreva os objectivos o mais detalhadamente possível face ao que pretende atingir
Measurable – De forma a monitorizar convenientemente é necessário criar para cada objectivo as métricas correspondentes
Achievable – os objectivos devem ser os mais realistas possíveis
Realistic – Certifique-se que tem os recursos e tecnologia necessários para atingir os seus objectivos
Timing – Crie um cronograma para os seus objectivos de forma a torná-los tangíveis

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