Muitos são os modelos e marketing existentes. O importante é escolher aquele com que se sentir mais à vontade e colocá-lo em prática. Abaixo apresentamos um modelo de marketing que poderá aplicar às suas redes sociais e que esperamos que lhe seja útil.
As redes sociais permitem às marcas um constante engagement com o seu público-alvo. As marcas querem ser escolhidas, desejadas e é desta forma que Carolina Afonso e Leticia Borges fazem o paralelismo com o modelo de marketing a que denominara de “bem-me-quer”.
Este modelo é composto por 5 fase: ouvir; definir;posicionar; implementar e analisar.
Este primeiro passo do modelo corresponde à fase de análise (diagnóstico) e divide-se em 3 outras fases: a análise interna (engloba o modelo de negócio); a análise externa (mercado e concorrência) e a análise SWOT (corresponde à identificação dos pontos fortes e fracos, das oportunidades e ameaças).
1.1. ANÁLISE INTERNA
Esta análise não é mais do que uma análise ao seu próprio modelo de negócio. algo que pressupõe a capacidade de reflectir sobre a situação actual da empresa. Esta reflexão pode ser feita a partir de uma série de questões para as quais deverá ter uma resposta e que permitem posteriormente definir objectivos realistas e coerentes.
ANÁLISE DO MODELO DE NEGÓCIO
ANÁLISE DO POSICIONAMENTO DA MARCA
1.2. ANÁLISE EXTERNA
O objectivo aqui é olhar para o mercado no qual está inserido e para a sua concorrência.
ANÁLISE DO MERCADO
ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA
Neste ponto é importante que comece a seguir com atenção o que é dito sobre a sua marca das redes sociais, a identificar quem são os líderes de opinião na área e a acompanhar de perto o que dizem, a seguir bloguers relacionados com a sua área de negócio e a estar muito atento à sua concorrência e à forma como estão a tirar partido da sua presença nas redes sociais.
Para conseguir estar atento a todos estes pontos pode utilizar ferramentas como:
Foi por ser tão importante perceber o que se diz sobre a sua marca e sobre os seus concorrentes nas redes sociais que a consultora Accenture desenvolveu uma metodologia que permite perceber qual o posicionamento de uma marca nas redes sociais em comparação com a concorrência. Esta metodologia não é mais do que um cruzamento de 3 índices:
1.3. ANÁLISE SWOT
SWOT é acrónimo de strenghts – weaknesses – opportunities – threats / pontos fortes – pontos fracos – oportunidades – ameaças e tem como objectivo criar objectivos tangíveis, estratégias e tácticas.
Por norma os pontos fortes e fracos estão dentro da própria empresa ao passo que as oportunidades e ameaças têm, na sua grande maioria, uma origem externa.
ANÁLISE DOS PONTOS FORTES
ANÁLISE DOS PONTOS FRACOS
ANÁLISE DE OPORTUNIDADES
ANÁLISE DE AMEAÇAS
Os resultados da análise SWOT podem ser inseridos numa matriz como a que apresentamos abaixo de forma a retira conclusões mais rápidas.