Algoritmo novo, já sabias desta novidade?
Atrair novos clientes é sempre importante e seria fantástico poder contar exclusivamente com as recomendações de clientes satisfeitos. No entanto, a verdade é que na maioria das vezes os clientes entram em contacto com as empresas após uma pesquisa nos motores de pesquisa.
Em Maio deste ano, 2021, o Google vai lançar o algoritmo “Core Web Vitals” e pela primeira vez o motor de pesquisa está a avisar com antecedência sobre as mudanças que vão ocorrer.
Achas que isto quer dizer alguma coisa? Talvez seja importante saber quais são não?
Pelo que conseguimos perceber o grande objectivo desta nova implementação visa melhorar a experiência de compra do usuário. Como é óbvio é fundamental que as empresas se preparem para estas mudanças.
Que métricas vão ser analisadas pelo algoritmo?
As métricas de desempenho avaliadas pelo “Core Web Vitals” são:
- velocidade de carregamento das páginas
- rapidez com que a página se torna utilizável
- quanto uma página muda enquanto carrega
O que acontece se não tiver em conta o novo algoritmo?
Como é de esperar as páginas que não estiverem de acordo com o novo algoritmo podem descer na classificação do motor de pesquisa.
Resumindo, se o seu website proporcionar uma boa experiência aos usuários e todos eles o adorarem o Google vai classificá-lo bem. Por outro lado, se a experiência que a sua empresa proporciona aos usuários no website não for a melhor, o Google, a longo prazo, não irá classificá-lo nas pesquisas.
Aproveite a oportunidade de ouro que lhe está a ser dada com este aviso prévio e faça as devidas alterações de modo a que não tenha um website com problemas de usabilidade.
Se precisar de ajuda já sabe, pode contar connosco, estamos cá para o ajudar.
Entretanto pode ir já pensando de que forma pode melhorar a usabilidade do seu website.