Já sabia da novidade dos novos emojis?
Originários do Japão, estes famosos bonequinhos não são mais do que um pictograma ou ideograma que transmite a ideia de uma palavra ou até mesmo de uma frase completa.
Qual a importância de utilizar emojis
A utilização dos emojis nas redes sociais ajuda a criar uma interação mais descontraída entre o cliente e uma marca, criando assim um vínculo emocional. Não quer isto dizer que devem ser utilizados a torto e direito, mas apenas quando forem adicionar algo à comunicação.
Existem vários tipos de emojis, desde expressões faciais, objetos, lugares, meteorológicos, etc que podem ajudar a determinar o tom, intenção ou emoção envolvidas na comunicação.
Existe quem pense que ao utilizar estes ícones está a descredibilizar o conteúdo publicado uma vez que está a utilizar algo menos formal. Certamente que os emojis não podem ser utilizados em todos os contextos ou por todo o tipo de marcas.
É necessário definir bem o público alvo a que a comunicação se dirige bem como o tipo de comunicação que se quer adotar. Isto porque emojis não são apenas carinhas felizes ou tristes. Existem alguns, como por exemplo, a seta ou o check que podem ser muito úteis para dar uma quebra num texto de forma a facilitar a leitura do mesma.
Utilizar um emoji seta pode ser ideal para dar ênfase a um parágrafo de um texto, para listar ideias ou até mesmo com um CTA (call to action).
Quando utilizar
Como referimos anteriormente os emojis não são apenas carinhas amarelas alegres e por isso deve ter alguma atenção e não começar a utilizar sorrisos ou caras de fúria a toda a hora.
Quando utilizados de forma errada eles podem distorcer completamente a mensagem que está a transmitir e originar algum problema de comunicação mais grave.
Se o conteúdo aborda temas sérios ou numa situação de atendimento a um cliente insatisfeito não deve mesmo utilizá-los. Caso esteja abordar temas divertidos, a responder a elogios ou até mesmo atender um cliente satisfeito, sinta-se à vontade para fazer uso dos ícones.
Novidades nos Emojis
Novos emojis vêm a caminho até ao final deste ano. Ao todo são 37 que poderá utilizar para melhor descrever como se sente, o que deseja, etc.
Entre as novidades pode encontrar variações no tom de pele, um homem grávido, caras de surpresa, gestos de mão, uma pilha vazia e uma bola de espelhos.
Alguns deles, como o homem grávido, já estão a gerar alguma controvérsia podendo as interpretações para o mesmo variar. Imagine que comeu muito à refeição. Este é um emoji que certamente demonstra a forma como se sente, de barriga cheia.
Curioso? Deixamos-lhe aqui um link que poderá achar útil para ficar a conhecer melhor cada um deste ícones.
O lançamento desta atualização está previsto para o final de 2021, início de 2022. Até pode ir pensando como os poderá utilizar nas suas redes sociais 😉 e já agora diga-nos qual deles aguarda com maior entusiasmo.