Descobrir porque razão o seu site WordPress está lento pode não ser uma tarefa muito fácil.
Esta situação pode ser devida a várias aspectos, desde o servidor, plugins e temas ou até mesmo devido a conteúdo que não esteja optimizado.
Quer descobrir o que está a fazer com que o seu site WordPress ficar lento?
Continue a ler pois vamos explorar algumas das razões.
Por razão está o meu site lento?
Algum tempo atrás havia quem coloca-se o desenvolvimento de sites em WordPress de parte por estes serem muito lentos. No entanto, atualmente esta situação já não é verdadeira e isto já não acontece, prova disso é a quantidade de sites desenvolvidos em WordPress e alguns deles de marcas e empresas bem conhecidas.
No entanto é verdade que um site pode tornar-se mais lento e isso pode dever-se a variados fatores que afetam o desempenho do site. Os mais comuns são:
- provedor de alojamento do site
- optimizações do servidor
- temas lentos
- plugins lentos
- conteúdos não optimizados
- múltiplas solicitações HTTP externas
De forma a facilitar esta tarefa de descobrir por que razão o seu site WordPress está lento, vamos dividir o processo em 4 etapas.
Etapas para descobrir se o site está lento
1º passo – executar testes de velocidade de carregamento de página
Qual a velocidade de carregamento das páginas do seu site?
Para garantir uma boa experiência de navegação ao usuário, nenhuma página deve demorar mais de 2 segundos a carregar. O ideal, será abaixo de 1 segundo.
Para fazer este teste tem à sua disposição alguns ferramentas como: Google PageSpeed Insights, Pingdom Tools, WebPage Test, entre outras.
Eis um exemplo de um teste feito a uma página de um site utilizando o Google PageSpeed Insights.
Comece por testar a sua página inicial (homepage) pois é através dela que a maioria dos usuários acede ao seu site. Por norma, será um site com muito conteúdo o que a torna ideal para fazer o teste de velocidade.
A ferramenta permite fazer o teste tanto para a versão mobile como desktop e dá-lhe um relatório completo de todos os aspectos da página: tempo de carregamento, quanto os elementos de movimentam durante o carregamento, recursos s scripts executados externamente, etc.
2º Passo – configure o cache do site
O cache não é mais do que uma cópia do seu site de forma a que o seu servidor não seja obrigado a carregar a página por inteiro para cada novo visitante.
O próprio WordPress tem alguns plugins que o podem ajudar a gerenciar o cache do seu site. Estamos a falar do WP Rocket cujo desempenho certamente irá deixá-lo satisfeito e fará valer a pena o investimento, uma vez que este plugin só está disponível na versão paga.
4º Passo – confirmar se o alojamento é bom
Ter um site implica alguns investimentos e se existe um que é obrigatório que o faça como deve ser é no que diz respeito ao alojamento. Aqui a sua escolha nunca deve ser feito com base apenas no valor sem ter em conta o resultado final. Pense que um site WordPress lento pode ter implicações no que diz respeito às suas conversões e consequentemente nas suas vendas.
Agora que lhe deixamos algumas luzes do que necessita de confirmar para perceber se o seu site WordPress é realmente lento é hora de arregaçar as mangas e seguir os passos que indicamos.
Caso precise de ajuda para melhorar a performance do seu site entre em contato conosco 😉