O que é um site responsivo?

Um site responsivo é um site que se adapta ao tamanho do ecrã do dispositivo com que se está a aceder, desktop, tablet ou smart phone.

Nos últimos anos temos vindo a observar o crescimento cada vez maior dos acessos a sites via dispositivos móveis. Em consequência disso temos de encarar estes dispositivos não apenas como uma ferramenta de comunicação mas também de compra.

Se estivermos a falar de lojas online o facto de serem responsivos é ainda mais importante. Não só aumentam a vantagem competitiva como incrementam as conversões e vendas, tudo porque o responsivo possibilita uma melhor experiência aos utilizadores.

VANTAGENS

  • Facilitam a gestão de conteúdos: uma vez que existe apenas um site, e não uma versão desktop e outra mobile, o tempo despendido a fazer actualizações é mais reduzido;
  • User Friendly: permitem a optimização da experiência de navegação do utilizador  ao possibilitar que sejam escondidos, nos diferentes dispositivos, conteúdos ou áreas menos relevantes;
  • Relatórios de acessos: uma vez que existe apenas um site as suas métricas e análise de relatórios são mais legíveis;
  • Melhora o posicionamento nos resultados de pesquisa: os motores de pesquisa privilegiam no seu ranking os sites que sejam responsivos quando as pesquisas são efectuadas em dispositivos móveis;
  • SEO: melhoram o SEO do seu site pois possuem um único url e html o que facilita o acesso e leitura por parte dos motores de pesquisa;
  • Maior alcance de utilizadores: para além dos utilizadores convencionais, que acedem via desktop, o responsivo permite alcançar os utilizadores adeptos das plataformas mobile; e
  • Design: permitem a adaptação do layout (em termos de cores e formas) consoante o dispositivo utilizado para aceder ao site.

Como em tudo existem também algumas desvantagens, que embora não deverão pesar na decisão de optar por um site resposivo ou não, devem ser tidas em consideração.

DESVANTAGENS

  • Desempenho: caso o site não seja desenvolvido da melhor maneira, seguindo as regras e boas práticas da web,  pode tornar-se mais lento. O browser vai carregar todo o conteúdo existente num só arquivo, mesmo aquele que não será exibido para o utilizador;
  • Imagens: descurar no tratamento e optimização de imagens pode gerar um carregamento do site mais lento; e
  • Indexação aos motores de pesquisa: páginas com um html mal estruturado podem afectar as taxas de conversão bem como o próprio posicionamento do site nos resultados das pesquisas.

Existem mais vantagens do que desvantagens em ter um site responsivo, quer a nível de SEO, design, gestão de conteúdos, alcance de utilizadores e acima de tudo uma melhor experiência de utilização.

Tem um site mas não é responsivo? Podemos ajudá-lo. Peça-nos um orçamento sem qualquer compromisso ou custo.

Este artigo foi útil?

Obrigado pelo seu feedback!
Recommend
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIN
Share
Tagged in
Leave a reply