Buyer personas, são acima de tudo, representações fictícias do seu cliente ideal e que se baseiam em dados reais relativos a características demográficas e comportamentos dos seus clientes.
Em suma a definição de buyer personas é importante porque ajuda-o a:
Mais ainda, os buyer personas são criadas a partir de pesquisas, questionários e entrevistas feitas junto do seu público-alvo. Por exemplo os seus actuais “bons” e “menos bons” clientes, leads e todas as pessoas que se possam enquadrar no seu público-alvo.
Em resultado da recolha destes dados qualitativos e quantitativos vai conseguir criar uma imagem do seu cliente ideal, do que ele valoriza e de qual a solução ideal para ele.
Posteriormente apresentamos um esquema de entrevista utilizado em algumas agências de comunicação. Pode usá-lo como base e fazer as adaptações necessárias à sua área de negócio.
APRESENTAÇÃO / INTRODUÇÃO
“Olá, NOME DO ENTREVISTADO, como está? Chamo-me, O SEU NOME, e trabalho na, NOME DA SUA EMPRESA. Sei que recentemente adjudicou/adquiriu um serviço/produto nosso. Gostaria de lhe colocar algumas questões. Não irá demorar mais de 15 minutos.”
Nota. Seria interessante oferecer algum tipo de incentivo para quem responder ao questionário, algo como por exemplo um desconto ou brinde.
INÍCIO DA ENTREVISTA
TERMINAR A ENTREVISTA
“Finalmente uma última questão: existe alguma pergunta que eu não tenha colocado e que tenha tido influência na sua decisão em contratar/comprar o nosso serviço/produto? Obrigado, NOME DO ENTREVISTADO, pelas suas respostas. Ficamos gratos pela ajuda e à disposição para o auxiliar. Boa tarde.”
Com os dados recolhidos através destas entrevistas, certamente, já começa a ter uma ideia das suas personas. Para o ajudar a pegar nestes dados e dar forma às suas personas use o formulário abaixo.
Nome da sua empresa:
Nome da buyer persona:
Mês/Ano:
Identificação da Buyer Persona
Nome:
Sexo:
Idade:
Cargo/Função:
Empresa:
Habilitações Literárias:
Principais Objectivos
Quais são os principais objectivos que essa persona pretende alcançar?
Resposta:
Principais Problemas/Desafios:
Quais são os principais obstáculos que enfrenta no seu dia-à-dia? Quais os desafios com que se depara na realização do seus objectivos?
Resposta:
Como o podemos ajudar
Porque razão a sua empresa é a solução que essa persona procura?
Após o preenchimento deste formulário para os diferentes tipos de persona que identificou por meio das entrevistas terá uma ideia bastante clara do seu cliente ideal. Consequentemente poderá definir estratégias de marketing e comunicação direccionadas para as estas buyer personas.