fbpx

Optimização de audiência, nova funcionalidade do Facebook

A optimização de audiência trata-se de uma nova funcionalidade que o Facebook disponibiliza e que permite entregar conteúdo relevante às pessoas certas, em resultado de um entendimento mais aprofundado dos interesses das pessoas que clicam nos seus posts.

Como funciona?

A optimização de audiência consiste em 3 funcionalidades associadas:

1. AUDIÊNCIA PREFERENCIAL

Adicione tags para descrever os interesses das pessoas que têm maior probabilidade de gostar dos seus posts. Por ex. um post relacionado com o desporto pode incluir no próprio texto do post as tags liga, equipa e jogadores. A funcionalidade de audiência preferencial utiliza as tags de interesse para ajudar a criar uma hierarquia de importância para os posts no feed de notícias de cada pessoa com base nos tópicos que mais provavelmente lhe irão interessar. As tags de interesse não restringem o alcance dos posts.

2. RESTRIÇÕES DE AUDIÊNCIA

Restrinja a visibilidade do seu conteúdo a perfis demográficos específicos e evite, igualmente que um post seja visto no facebook por uma pessoa independentemente da sua localização. Esta funcionalidade está relacionada com a funcionalidade anterior.

3. CONHECIMENTO DA AUDIÊNCIA

Saiba mais sobre a forma como a sua audiência está a reagir a um posts através das tags de interesse. Esta funcionalidade mostra-lhe, acima de tudo, como cada tags de interesse que estabelece contribui para o alcance de um post, número de cliques, partilhas e gostos.

Após a publicação de um post, o conhecimento da audiência permite-lhe perceber como diferentes grupos de pessoas estão a reagir ao apresentar-lhe as suas métricas de alcance e engagement para cada tag de interesse que tenha definido. Consequentemente pode ir medindo o pulso ao interesse da sua audiência no facebook ao observar o desempenho de tags específicas ao longo do tempo.

Como começar?

De momento a optimização de audiência apenas está disponível para páginas cujo idioma é o Inglês. Se é este o seu caso continue a ler.

Se a sua página tem mais de 5000 Gostos esta funcionalidade será activada automaticamente e pode começar logo a adicionar tags aos seus posts. Caso não tenha tantos Gosto mais provavelmente terá de activar manualmente a funcionalidade.

Como activar manualmente?

  • Aceda à sua página;
  • Clique em “Settings” no canto superior direito da página;
  • Clique na tabs/separador “General” na lateral da página;
  • Procure a linha correspondente a “Audience Optimization for Posts” localizada mais ou menos a meio da página e clique em “Edit”; e
  • Clique na check box que lhe permite activar a funcionalidade.


Finalmente uma última dica, não existe limite para o número de tags de interesse que pode associar a um post, mas o facebook recomenda que utilize 10 ou um máximo de 16. Não se esqueça de incluir tags que descrevam o conteúdo em termos gerais e específicos de forma a obter melhores resultados.

Recomendar
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIN
Partilhar
Tagged in
Deixar um comentário