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Páginas que todos os sites devem ter

É fácil perceber a importância que deve dar à elaboração da estrutura de um website para uma empresa. A primeira impressão conta muito por isso é essencial que a sua empresa tenha um site com uma imagem profissional, que transmita credibilidade e que ao mesmo tempo seja fácil de navegar e cumpra o seu obejctivo (divulgação marca, venda de produtos, transmissão informação, etc).

Se é certo que o layout do site deve ser simples e com uma interface intuitiva também é certo que cada site têm necessidades e conteúdos diferentes e consequentemente terá páginas diferentes consoante os objectivos que procura atingir. No entanto, existem algumas páginas que são fundamentais. Abaixo deixamos uma listagem daquelas que na nossa opinião todos os sites devem ter.

Homepage

Esta é como que a vitrine da sua marca/empresa e nesse sentido deve ser atraente e chamativa. Deverá fornecer informações sobre o que pode fazer pelos clientes e dar uma breve visão geral sobre o que podem encontrar no site. Não esquecer que em qualquer momento o visitante poderá querer voltar ao início pelo que esta página têm de estar sempre acessível ao longo de todo o percurso de navegação.

Quem Somos / Sobre

Algumas variações para esta página são “Quem Somos”, “Sobre a Empresa”, “História”, “Sobre Nós”, etc., mas seja qual for a sua opção esta é uma página imprescindível. Muitos visitantes vão directamente a esta página para pesquisar detalhes sobre as empresas, por isso, deve prestar especial atenção ao conteúdo que coloca nesta página. Ela ajuda a criar confiança pelo que deverá investir em textos leves e interessantes onde poderá colocar informações como: finalidade, missão, valores, trajectória da marca/empresa, pessoas por detrás da marca/empresa.

Produtos / Serviços

Se tem mais do que um produto/serviço a criação de categorias dentro de uma só página é uma opção muito organizada para fazer a sua divulgação. Preocupe-se em ter boas fotos dos seus produtos e uma descrição detalhada dos mesmos. No caso do WordPress e tratando-se de uma loja online o plugin WooCommerce automaticamente cria uma página de produtos no menu de navegação do site.

FAQ´S 

Ter uma página de FAQ´S (frequently asked questions) é uma boa maneira de reunir num só lugar as principais dúvidas dos clientes e as respostas às mesmas, fazendo com que poupe tempo a responder constantemente às mesmas questões. Para além de serem úteis no processo de compra, ajudam a estreitar o relacionamento com o cliente. É importante que aborde as que são mais colocadas pelos clientes e que as responda de forma clara e concisa. Quanto mais informação disponibilizar abordando as principais preocupações dos seus clientes melhor.

Página Contacto

O cliente tem de saber onde o poderá encontrar, por isso esta é outra página indispensável em qualquer site. A informação que aqui disponibiliza deverá ser colocada de forma organizada através de um design simples e deve mencionar o telefone para contacto, o e-mail, o endereço físico, o mapa de localização e as redes sociais da empresa. Uma boa ideia é disponibilizar um formulário de contacto, incentivando desta forma, o visitante a deixar uma mensagem rápida.

Página 404 Personalizada

O WordPress mostra automaticamente uma página de erro 404 quando não consegue encontrar um endereço específico. Esta página automática é básica e muito simples, mas pode substitui-la por uma personalizada dando aos seus visitantes uma oportunidade para descobrirem o seu conteúdo e continuarem a navegar.

Página de Artigos

Ter uma página de artigos ou noticias no seu site é uma excelente forma de criar conteúdo relevante para os seus visitantes e gerar tráfego para o site melhorando desta forma a indexação do mesmo pelos motores de pesquisa. Apesar de o WordPress, automaticamente criar um documento com data, categoria, tag, baseados em arquivos, convém ter uma página de artigos onde o visitante poderá ver os seus artigos mais populares, arquivos, categorias, tags, etc.

Portfólio

Uma página muito importante que serve fundamentalmente para exibir os trabalhos que já realizou e ajuda-o a transmitir credibilidade à sua empresa. Quando já tiver um portfólio que o justifique crie paginação/navegação e, se possível, disponibilize filtros para facilitar a navegação e consulta da informação.

Testemunhos

Incluir depoimentos de clientes é uma forma de mostar que é de confiança e de realçar a satisfação de outros clientes com os seus produtos/serviços. Se não tem nenhum testemunho pode sempre enviar um e-mail aos seus clientes a pedir um comentário/avaliação sobre o serviço prestado ou produto adquirido. Outra forma de obter este tipo de informações é colocar no seu site uma escala de avaliação para que os próprios clientes o possam avaliar. Muitas empresas hoje em dia, após uma compra de um cliente, enviam um e-mail a pedir que comentem o mesmo e oferecem em troca um benefício (desconto numa compra posterior, produto exclusivo, etc.).

Página de Política de Privacidade

Esta é uma página obrigatória que ajuda a gerar credibilidade e confiança. Consiste numa explicação sobre os dados que são recolhidos quando o cliente acede ao site e a forma como os mesmos são utilizados.

Página Termos e Condições

Esta página não é mais do que um documento legal que contêm informação sobre a responsabilidade dos visitantes. Quer saber mais sobre este tema clique aqui.

Página Política de Devolução / Reclamações

Se quer transmitir uma imagem de transparência então esta página é essencial. Procure localizá-la de forma a que o cliente a encontre facilmente. Deverá estar bem estruturada pois este pode muito bem ser o factor que o irá diferenciar da concorrência. Os procedimentos a serem tomados devem estar bem explicitos bem como as respomsabilidades de cada uma das partes envolvidas no processo.

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