Páginas que todos os sites devem ter

É fácil perceber a importância que deve dar à elaboração da estrutura de um website para uma empresa. A primeira impressão conta muito. É por isso é essencial que a sua empresa tenha um website com uma imagem profissional. A mesma deve transmitir credibilidade e ao mesmo tempo ser fácil de navegar e cumprir o seu obejctivo (divulgação marca, venda de produtos, transmissão informação, etc).

Se é certo que o layout do website deve ser simples e com uma interface intuitiva também é certo que cada website tem necessidades e conteúdos diferentes. Consequentemente terá páginas diferentes consoante os objectivos que procura atingir.

No entanto, existem algumas páginas que são fundamentais. Abaixo deixamos uma listagem daquelas que na nossa opinião todos os websites devem ter.

HOMEPAGE

Esta é como que a vitrine da sua marca/empresa e nesse sentido deve ser atraente e cativante.

Deverá fornecer informações sobre o que pode fazer pelos clientes e dar uma breve visão geral sobre o que podem encontrar no website.

Não esquecer que em qualquer momento o visitante poderá querer voltar ao início. Consequentemente esta página tem de estar sempre acessível ao longo de todo o percurso de navegação.

QUEM SOMOS / SOBRE

Algumas variações para esta página são “Quem Somos”, “Sobre a Empresa”, “História”, “Sobre Nós”, etc.. Mas seja qual for a sua opção esta é uma página imprescindível.

Muitos visitantes vão directamente a esta página para pesquisar detalhes sobre as empresas. Em resultado disso deve prestar especial atenção ao conteúdo que coloca nesta página.

Ela ajuda a criar confiança pelo que deverá investir em textos leves e interessantes onde poderá colocar informações como:

  • finalidade,
  • missão,
  • valores,
  • trajectória da marca/empresa,
  • pessoas por detrás da marca/empresa.

SERVIÇOS / PRODUTOS

Se tem mais do que um produto/serviço a criação de categorias dentro de uma só página é uma opção. Desta forma está a divulgar a sua informação de forma organizada.

Preocupe-se em ter boas fotos dos seus produtos e uma descrição detalhada dos mesmos.

No caso do WordPress e sendo uma loja online o plugin WooCommerce  cria automaticamente uma página de produtos no menu de navegação do website. Depois só tem de criar os seus produtos e inserir a respectiva informação.

FAQ’S

Ter uma página de FAQ´S (frequently asked questions) é uma boa maneira de reunir num só lugar as principais dúvidas dos clientes como as respostas às mesmas. Consequentemente faz com que poupe tempo a responder constantemente às mesmas questões.

Para além de serem úteis no processo de compra, ajudam a estreitar o relacionamento com o cliente.

É importante que aborde as perguntas que são mais colocadas pelos clientes e responda de forma clara e concisa. Resumindo quanto mais informação disponibilizar abordando as principais preocupações dos seus clientes melhor.

CONTACTOS

O cliente tem de saber onde o poderá encontrar, por isso esta é outra página indispensável em qualquer website.

A informação que aqui disponibiliza deverá ser colocada de forma organizada através de um design simples. Deve igualmente mencionar o telefone para contacto, o e-mail, o endereço físico, o mapa de localização e as redes sociais da empresa.

Uma boa ideia é disponibilizar também um formulário de contacto, incentivando desta forma, o visitante a deixar uma mensagem rápida.

404 PERSONALIZADA

O WordPress mostra automaticamente uma página de erro 404 quando não consegue encontrar uma determinada página.

Esta página automática é básica e muito simples. Pode no entanto substitui-la por algo mais personalizado. Dê aos seus visitantes uma oportunidade para descobrirem outro conteúdo relevante e continuarem a navegar.

ARTIGOS

Ter uma página de artigos ou noticias no seu website é uma excelente forma de criar conteúdo relevante para os seus visitantes. Adicionalmente está com isso a gerar tráfego para o website melhorando desta forma a indexação do mesmo.

Apesar de o WordPress, automaticamente criar um documento com data, categoria, tag, convém ter uma página de artigos onde o visitante poderá ver os seus artigos mais populares, arquivos, categorias, tags, etc.

PORTFÓLIO / PROJECTOS

Esta é certamente uma página muito importante que serve fundamentalmente para exibir os trabalhos que já realizou. Deverá igualmente ajudá-lo a transmitir credibilidade à sua empresa.

Quando já tiver um portfólio que o justifique crie paginação/navegação. Se possível disponibilize filtros para facilitar a navegação e consequentemente a consulta da informação.

TESTEMUNHOS

Incluir depoimentos de clientes é certamente uma forma de mostar que é de confiança e, adicionalmente, de realçar a satisfação de outros clientes com os seus produtos/serviços.

Se não tem testemunhos pode sempre enviar um e-mail aos seus clientes. Peça-lhes um comentário/avaliação sobre o serviço prestado ou produto adquirido. Certamente que vão aderir ao seu pedido.

Uma segunda forma de obter este tipo de informações é colocar no seu website uma escala de avaliação. Esta escala deverá permitir que os próprios clientes o possam avaliar.

Outra forma é enviar um e-mail ao cliente. Por exemplo, após uma compra peça que comente o mesmo e a ofereça em troca um benefício. Este benefício pode ser um desconto numa compra posterior, produto exclusivo, etc.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Esta é uma página obrigatória que ajuda a gerar credibilidade e confiança.

Consiste, acima de tudo, numa explicação sobre os dados que são recolhidos quando o cliente acede ao website. Deverá referir igualmente a forma como os mesmos são utilizados.

TERMOS E CONDIÇÕES

Esta página não é mais do que um documento legal que contêm informação sobre a responsabilidade dos visitantes.

Quer saber mais sobre este tema clique aqui.

POLÍTICA DE DEVOLUÇÃO / RECLAMAÇÕES

Por fim, se quer transmitir uma imagem de transparência então esta página de política de devolução / reclamações é essencial para as lojas online.

Procure localizá-la de forma a que o cliente a encontre facilmente. Deverá estar bem estruturada pois este pode muito bem ser o factor que o irá diferenciar da concorrência.

Os procedimentos a serem tomados nas situações de devolução / reclamação devem estar aqui bem explícitos. E acima de tudo não se esqueça de referir as responsabilidades de cada uma das partes envolvidas no processo.

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