Em termos gerais quando é feita uma pesquisa um motor de pesquisa procura:
O motor de pesquisa não apresenta necessariamente as páginas pela ordem indica acima. Consequentemente quando considera a ordem de posicionamento no ranking, ele considera, para além dos factores acima indicados, se a palavra/frase está a:
Escolher as palavras-chave/frases é por isso essencial. Caso uma palavra ou frase específicas não existam nas páginas do seu site, em resultado, ele não irá aparecer quando alguém inserir essas palavras-chave/frases numa pesquisa.
Como escolher então as palavras-chave?
As empresas muitas vezes cometem o erro de escolher as palavras baseadas no que pensam sobre os seus produtos e serviços, ao invés do que naquilo que os seus clientes pensam.
Comece por analisar as suas actuais palavras. Veja o que as pessoas estão a pesquisar actualmente.
Passos da análise de palavras:
1. Identifique as palavras óbvias: primeiro comece por escrever as palavras mais óbvias numa folha de texto ou de papel. Em segundo, coloque as palavras que já se lembrou, ou se ainda não começou, as que lhe ocorrem imediatamente. Estude a lista por alguns minutos. Que termos similares lhe vêem à cabeça? Adicione-os à lista .
2. Analise os logs de acesso ao site: veja o ficheiro de logs de acessos tome nota dos termos que estão a trazer tráfego ao seu site.
3. Consulte as tags da concorrência: vá aos sites dos seus concorrentes e abra o código fonte de algumas páginas. Para o o fazer aceda ao site pretendido e clique com o botão do lado direito do rato sobre a página. Clique na opção “Ver código/fonte”. Faça uma pesquisa (CTRL+F) por <meta NAME = “keywords”>.
4. Faça um brainstorm com os seus colegas: pergunte-lhes algo como ” Se estivessem à procura de uma empresa que desenvolve-se um site para vocês que termos utilizariam para pesquisar no Google?”. Dê-lhes a lista com as palavras que já tem e pergunte se lembram-se de mais algumas para acrescentar. Provavelmente terão algumas.
5. Analise de perto a sua lista: reveja a lista procurando adições mais óbvias como por exemplo:
[…] as pesquisas por voz envolvem mais palavras do que as pesquisas que são digitadas pode pensar em palavras-chave de cauda-longa que possam transmitir melhor aquilo que é […]
[…] uma ferramenta como Spyfu para descobrir as palavras-chave que a sua concorrência utiliza para as pesquisas orgânicas e campanhas. Em resultado pode usar […]