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Pesquisa por voz, qual é a sua importância

Certamente já ouviu falar de pesquisa por voz ou voice search. Esta não é mais do que a procura de resultados para uma determinada palavra-chave, em mecanismos de busca como por exemplo o smartphone, falando diretamente para um dispositivo.

A ComScore, estimava que, em 2020,  50% das pesquisas online seriam feitas por meio de pesquisa por voz. Nesta altura já existia, um cada vez maior, abandono dos teclado e uma procura pelo conforto e prático. Se ficou impressionado deixamos-lhe aqui um link para que veja mais alguns dados relevantes.

Siri, Cortana ou Alexa passaram a ser uma realidade diária para muitas pessoas. São ferramentas artificialmente inteligentes que captam as palavras que lhes são ditas e as direcionam para um motor de pesquisa que por sua vez devolve a pesquisa imediatamente.

Porque razão está a pesquisa por voz a aumentar

São vários os fatores que levam a este aumento pelo que vamos apenas realçar 3 deles que consideramos os mais importantes.

  1. pesquisar através da fala é mais rápido que digitar
  2. a utilização de dispositivos móveis já ultrapassa a de dispositivos desktop no que respeia ao uso da internet
  3. avanços tecnológicos e por conseguinte dos assistentes pessoais por voz e das interfaces de conversação
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Dicas para produzir conteúdos adaptados para pesquisas por voz

Todos querem estar nos primeiros resultados das pesquisas dos motores de pesquisa por isso partilhamos consigo algumas dicas que o podem ajudar a aparecer nos primeiros resultados de uma pesquisa por voz.

  • Palavras-chave no formato de perguntas e cauda longa

    Uma vez que não está a efetuar uma “pesquisa tradicional” provavelmente ao invés de se dizer “bolo de limão a pergunta será “como posso fazer um bolo de limão?”. Neste sentido, procure que as suas publicações tenham perguntas e respostas. Para tal pode tentar investigar quais são as principais dúvidas dos seus clientes.

    Uma vez que, como já vimos, as pesquisas por voz envolvem mais palavras do que as pesquisas que são digitadas pode pensar em palavras-chave de cauda-longa que possam transmitir melhor aquilo que é procurado.

  • Featured snippets

    Certamente que já ao fazer uma pesquisa no Google já se deparou com uma lista em formato de tópicos de resposta direta que aparece na chamada posição zero do Google. O objetivo destes featured snippets é fornecer respostas rápidas e relevantes e por isso mesmo, estes são apresentados com maior frequência pelos assistentes de voz.

    A produção de conteúdo mais conciso acarreta vantagens para a sus estratégia digital global bem como garante-lhe um melhor posicionamento no que respeita ao SEO.

  • Linguagem simples

    Conteúdo vago, com palavras caras e sem interesse é de evitar. É importante partilhar informações úteis e de valor através de uma comunicação clara e direta.

  • Localização é importante

    A pesquisa por voz está muito relacionada com a pesquisa de informações locais. As palavras-chave utilizadas são muitas vezes alusivas a localizações. Por exemplo, “supermercados em Albufeira”.

    Ter a localização do seu negócio no website é muito importante. O ideal é que também tenha um perfil criado no Google My Business com informações sobre a morada e contatos.

  • Mobile friendly

    Sendo a pesquisa por voz feita maioritariamente através de dispositivos móveis, torna-se fundamental que o seu website esteja optmizado. ser responsivo é uma palavra de ordem.

O digital está em constante transformação e por isso é imprescindível que se vá adaptando às novas exigências.

Nem todos nós sabemos utilizar a pesquisa por voz, mas não há nada como experimentar. Esta é a melhor forma de perceber como funciona e a partir daí retirar ideias para optimizar o seu conteúdo para a mesma. Se já é um expert nesta área partilhe connosco a sua experiência 😉

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