Certamente já ouviu falar de pesquisa por voz ou voice search. Esta não é mais do que a procura de resultados para uma determinada palavra-chave, em mecanismos de busca como por exemplo o smartphone, falando diretamente para um dispositivo.
A ComScore, estimava que, em 2020, 50% das pesquisas online seriam feitas por meio de pesquisa por voz. Nesta altura já existia, um cada vez maior, abandono dos teclado e uma procura pelo conforto e prático. Se ficou impressionado deixamos-lhe aqui um link para que veja mais alguns dados relevantes.
Siri, Cortana ou Alexa passaram a ser uma realidade diária para muitas pessoas. São ferramentas artificialmente inteligentes que captam as palavras que lhes são ditas e as direcionam para um motor de pesquisa que por sua vez devolve a pesquisa imediatamente.
Porque razão está a pesquisa por voz a aumentar
São vários os fatores que levam a este aumento pelo que vamos apenas realçar 3 deles que consideramos os mais importantes.
- pesquisar através da fala é mais rápido que digitar
- a utilização de dispositivos móveis já ultrapassa a de dispositivos desktop no que respeia ao uso da internet
- avanços tecnológicos e por conseguinte dos assistentes pessoais por voz e das interfaces de conversação
Dicas para produzir conteúdos adaptados para pesquisas por voz
Todos querem estar nos primeiros resultados das pesquisas dos motores de pesquisa por isso partilhamos consigo algumas dicas que o podem ajudar a aparecer nos primeiros resultados de uma pesquisa por voz.
O digital está em constante transformação e por isso é imprescindível que se vá adaptando às novas exigências.
Nem todos nós sabemos utilizar a pesquisa por voz, mas não há nada como experimentar. Esta é a melhor forma de perceber como funciona e a partir daí retirar ideias para optimizar o seu conteúdo para a mesma. Se já é um expert nesta área partilhe connosco a sua experiência 😉