fbpx

Porque razão a velocidade de carregamento de um site é importante

A velocidade de carregamento de um site e das suas páginas é muito importante. Páginas lentas podem condicionar a classificação de um site pelos motores de pesquisa.

O tempo que uma página demora a ser totalmente exibida quer na versão desktop quer na mobile tem influência na experiência dos usuários. Ninguém gosta de esperar para ver os conteúdos de uma página que demora uma eternidade a abrir. De certeza que já lhe aconteceu e o mais provável é que tenha desistido de esperar e tenha abandonado o site.

Importância da velocidade de carregamento

Nos dias de hoje os usuários querem aceder rapidamente às suas pesquisas. O ideal é que a página não demore mais de 3 segundos a carregar, caso contrário vão procurar a informação noutro lugar da internet.

A velocidade de carregamento de uma página não afecta somente pequenas marcas. Até marcas grandes, como a Amazon, enfrentam esse problema. De acordo com um estudo efectuado por Neil Patel, cada segundo a mais para website carregar custa à empresa cerca de 1% da sua receita.

Isto é uma verdade que se aplica sobretudo no caso de site de vendas, o chamado correio electrónico ou E-Commerce. O visitante quer aceder às páginas dos produtos e conseguir efectuar as suas compras em apenas alguns cliques. Páginas de produtos com muitas imagens e, sobretudo, vídeos fazem com que demorem mais tempo a ser carregadas. Por isso, se tem um site para divulgar e vender os seus produtos, convêm que tenha atenção a estes aspectos.

Por esta altura já deve ter percebido que o desempenho do seu site é um importante factor de classificação para os motores de pesquisa. Dito de forma simples, um tempo de carregamento curto faz com que o seu site vá aparecer mais acima nos resultados de pesquisa do Google.

Sabendo que as primeiras posições no Google são ocupadas por sites que carregam mais rapidamente e que a maioria das pessoas não vai para além dos 10 resultados de uma pesquisa propomos-lhe que analise o seu site. As páginas carregam rapidamente?

Como testar a velocidade de um site

Existem várias ferramentas gratuitas que lhe permitem testar o tempo que as páginas do seu site demoram a carregar. É igualmente possível obter um diagnóstico com o levantamento de problemas e avisos de como poderá optimizar as suas páginas.

As ferramentas gratuitas mais utilizadas são:

Dicas para melhorar a velocidade de carregamento

Já lhe deixamos algumas ferramentas que o podem ajudar a perceber se o desempenho do seu site é considerado bem, a precisar de melhoramento ou mau.

Caso o resultado não tenha sido favorável siga as dicas que lhe vamos dar para melhorar a velocidade de carregamento do seu site.

1- Habilite o Cache

Sempre que acede a um site é feito um download de forma temporária para o dispositivo que está a utilizar, até que saia do site. Através do cache pode dizer aos motores de pesquisa para salvarem esses arquivos. Isto vai fazer com que quando aceda novamente a um site, através do mesmo dispositivo e motor de pesquisa, a página leve menos tempo a carregar.

2- Reduza CSS, JavaScript e HTML

Retire espaços, vírgulas e outros caracteres desnecessários do seu código. Ao comprimir os arquivos como HTML, CSS e JavaScript, os arquivos individuais passam a estar num único arquivo. Isto faz com que o motor de pesquisa tenha de enviar menos solicitações ao servidor para que um site seja exibido.

3- Reduza links quebrados e o número de redirecionamentos

Verificar regularmente os links quebrados do site e consertá-los ou removê-los é uma boa prática.

No que respeita aos redirecionamentos tente reduzi-los ao máximo e procure optar pelos internos em detrimento dos que fazem o usuário sair do seu site para visualizar conteúdos de outro site (externo).

4- Escolha um servidor adequado

O tempo de resposta do seu servidor deverá ser inferior a 200ms. Caso não seja o seu caso, considere mudar para outro que funcione melhor.

5- Optimize imagens

É importante que as imagens tenham os tamanhos correctos e formatos, bem como sejam utilizados em quantidade q.b.. Este é um dos factores que mais influência tem no carregamento das páginas de um site.

As invés de encher páginas com imagens só para a tornar mais atrativa pense se são todas realmente necessárias.

6 – Site responsivo

Quando falamos de velocidade de carregamento de um site não nos podemos restringir apenas à versão desktop. Cada vez mais as pessoas utilizam os dispositivos móveis para fazerem as suas pesquisas. A verdade é que, actualmente, cerca de metade dos utilizadores da internet utiliza os smartphones. Por essa mesma razão, o Google, utiliza a velocidade da versão móvel de um site como base para a sua classificação.

Deixamos aqui um pouco da importância que a velocidade de um site tem para o desempenho do mesmo. Vivemos da era do imediatismo em que o tempo é dinheiro. Se tem um site, seja para divulgar, promover ou vender os seus produtos/serviços certamente que tem todo o interesse em proporcionar a melhor experiência possível aos seus visitantes. Já sabe que esta é também uma forma de garantir uma boa classificação dos motores de pesquisa.

Agora é a sua vez. Siga as nossas dicas e optimize o seu site para que consiga chegar ao topo. se tiver dificuldades conte connosco estamos cá para o ajudar.

Não se esqueça de deixar aqui a sua experiência ou se conhece mais dicas ou ferramentas diferentes das que aqui falamos, deixe aqui o seu comentário.

Recomendar
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIN
Partilhar
Deixar um comentário