fbpx

Porque razão fazer cópias de segurança é importante para o seu negócio

Porque razão fazer cópias de segurança é importante? Saiba para que servem as cópias de segurança e quais os erros mais cometidos.

Todos nós sabemos a importância que as cópias de segurança têm para uma empresa. As ameaças cibernéticas são reais e cada vez mais frequentes, sendo que os danos causados são por vezes irrecuperáveis.

Já dizia o ditado “mais vale prevenir que remediar”. Por isso, fazer cópias de segurança dos dados e informações mais importantes do seu negócio poderá salvá-lo em caso de um ataque cibernético ou de um acidente.

Quer se trate de uma empresa pequena ou grande, ninguém está a salvo. Os ataques de hackers e acções maliciosas devem estar no topo das preocupações das empresas nacionais.

UMA CÓPIA DE SEGURANÇA SERVE PARA

  • Proteção de dados e informação
    Um backup protege a sua empresa de diferentes ameaças (ataques informáticos, erro humano, falhas de energia, acidentes, etc.). Poderá igualmente fazer a diferença entre reestabelecer rapidamente o funcionamento da sua empresa após um acidente ou não conseguir voltar a abrir portas.
  • Aumentar a operacionalidade e competitividade
    Conseguir garantir, após um ataque ou acidente, uma recuperação rápida e eficiente transmite maior credibilidade aos seus clientes. Acima de tudo garante que não tem quebras de produtividade e consequentemente de rendimentos.
  • Tornar o negócio mais eficiente
    Os backups regulares obrigam-no a reestruturações e a reorganizações que consequentemente o tornam mais organizado e eficiente.
  • Garantir o cumprimento da lei de Proteção de Dados
    Numa época em que as leis sobre a proteção de dados são cada vez mais apertadas e cujas infrações são punidas com coimas avultadas, ter um backup é muito importante. Acima de tudo deve garantir garante que toda a informação é correctamente controlada e de acordo com a lei.

Se já entendeu a importância de fazer cópias de segurança agora terá de ter, igualmente, em consideração que tipo de arquivos deve incluir nos backups que vai fazer.

Esta é uma questão pessoal, mas uma coisa é certa, independentemente do tipo de empresa que têm ou área de negócio, o backup deve contemplar tudo aquilo que não poderá substituir facilmente.

Experimente fazer uma lista dos diferentes tipos de arquivos que tem e depois escolha o que vai copiar. Desde dados bancários/informações financeiras, fotografias, software de facturação, listas de emails, calendário do Microsoft Outlook, etc,. Não se esqueça de nenhum deles.

ERROS MAIS COMETIDOS PELAS EMPRESAS

  • Utilização de software pirata
    Ás vezes o barato sai caro e esta bem poderá ser uma dessas situações. Ao activar um software pirata pode estar a dar acesso a malwares, trojans, etc que passam a ter acesso aos dados da sua empresa.
  • Falta de segurança e de política de segurança
    Se não quer ver a sua empresa exposta às ameaças digitais é imperativo que tenha os sistemas actualizados, assim como a instalação e actualização frequente do programa de antivírus e firewalls.
  • Falta de proteção de dados na cloud ou dispositivos de armazenamento
    Os dados devem estar sempre encriptados de modo a que apenas possam ser vistos por quem tem acesso a eles. Informe-se sobre as técnicas de manutenção, gestão e segurança do serviço cloud antes de contratar.
  • Não ter um seguro contra ameaças digitais
    Contratar um seguro contra ciberataques poderá ser um bom investimento. Alguns deles incluem coberturas para: dinheiro roubado através de um cibercrime, perda de dados e informações dos clientes, perdas de oportunidades de negócio, etc.
Recomendar
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIN
Partilhar
Tagged in
Deixar um comentário