O E-commerce tem vindo a ganhar popularidade pois é cada vez maior o número de pessoas que compram online. Este é sem dúvida um dos mercados em maior crescimento no digital e as perspectivas para que assim continue, por muitos anos são grandes.
Este crescimento deveu-se em grande parte à pandemia que fez com muitos negócios fossem como que “obrigados” a evoluir para o digital. Sem muito tempo para preparar uma estratégia de marketing digital, que por isso só leva o seu tempo, muitos foram aventuraram-se neste mundo sem estarem bem preparados.
Tal como acontece com os websites, redes sociais e outros canais não basta estar online. É necessário gerar tráfego para o mesmo, atrair e converter clientes. Para tal as empresas precisam de criar conteúdos, gerir anúncios nas redes sociais e no Google, fazer inbound marketing e campanhas de e-mail marketing.
Abaixo apresentamos alguns dados relativos à Actividade E-Commerce em Portugal a Janeiro de 2021.
O E-Commerce, é assim, uma oportunidade enorme para todos aqueles que vendem produtos e serviços.
Desenvolvimento de Lojas Online
Actualmente existem várias plataformas no mercado para criar a sua loja online. É fundamental que a mesma seja fiável, rápida e que consiga oferecer uma boa experiência de compra aos clientes. Eis algumas delas:
- WooCommerce
- Shopify
- BigCommerce
- Magento
- Shopkit
- Jumpseller
Estas são apenas algumas, como deve imaginar existem muitas mais.
Após escolher a plataforma que melhor se adequa ao negócio existem alguns aspectos que deverá ter em consideração.
1- Criação Personas
É fundamental que saiba quem são os seus potenciais clientes. É a parte da criação das personas que irá definir como vai comunicar os seus produtos.
2- Formas pagamento
As opções de pagamento são um dos elementos mais importantes numa loja online. Não é demais lembrar que também estas devem ser adaptadas aos seus potenciais clientes.
Os meios de pagamento mais utilizados em Portugal são o PayPal, Multibanco e MBNet. Estes são fundamentais para um negócio bem sucedido.
3- Questões Logística
Segundo estudos internacionais 60% do abandono dos carrinhos de compras deve-se os custos de envio (portes). Este é um aspecto a ter em conta se vai por exemplo trabalhar com uma transportadora. É verdade que às vezes o barato sai caro pelo que ter uma parceria com uma transportadora mais cara mas que efectua um bom serviço pode fazer a diferença entre um cliente satisfeito e um cliente que quer fazer uma reclamação ou devolução.
4- Marketing de Conteúdo
Para gerar tráfego orgânico para o E-Commerce não basta o ranqueamento das páginas de produto para os motores de pesquisa. Um blog é uma óptima estratégia de marketing de conteúdo e tendo em conta que poucas são as lojas online que utilizam este canal, maiores são as suas possibilidades.
No blog pode publicar artigos relacionados com o seu nicho, tutoriais de utilização do produto, dicas e truques, checklists, etc. Tudo aquilo que seja conteúdo relevante.
5- Instagram Shopping
Integrar as ferramentas disponibilizadas pelas redes sociais como o Instagram e o Facebook com a sua loja online é também essencial para o sucesso do seu negócio.
Estas 2 redes sociais permitem identificar produtos a partir de um catálogo de produtos interligado com a loja online. Desta forma consegue identificar os seus produtos nas fotos publicadas nas redes sociais, levando os clientes a conhecerem todo o seu catálogo de produtos e consequentemente a comprá-los na loja online.
6- Programa de Benefícios
Cartão cliente, ofertas especiais, atendimento personalizado são alguns dos benefícios que podem tornar as pessoas em clientes recorrentes, aumentar a satisfação e fidelização para com a marca.
7- Email Marketing
Esta é uma poderosa ferramenta de comunicação de vendas. Ferramentas como, por exemplo o MailChimp e o ActiveCampaign permitem a automatização de e-mails com base em comportamentos de compra nas lojas online (abandono de carrinho, adição produtos à lista de favoritos, finalização de compras, etc).
8- Seo
A optimização para os motores de pesquisa é um trabalho de longo prazo. O PageSpeed Insights do Google pode ajudá-lo a analisar a performance da sua loja online.
9- Anúncios Pagos
Existem no mercado imensas opções para escolher (Facebook, Instagram, Pinterest, etc) a verdade é que a presença forte nestas plataformas pode ajudar e muito a aumentar as vendas.
Resumindo, o E-Commerce é garantidamente uma boa aposta para quem quer aumentar as suas vendas e alcançar um público diferente.
Independentemente da natureza do seu negócio o E-Commerce é uma solução a considerar. Se está a pensar em inclui-lo na sua estratégia de negócio mas não sabe por onde começar, fale connosco teremos todo o gosto em ajudar.