Porque razão o E-Commerce é boa aposta
O E-commerce tem vindo a ganhar popularidade pois é cada vez maior o número de pessoas que compram online. Este é sem dúvida um dos mercados em maior crescimento no digital e as perspectivas para que assim continue, por muitos anos são grandes.
Tal como acontece com os websites, redes sociais e outros canais não basta estar online. É necessário gerar tráfego para o mesmo, atrair e converter clientes. Para tal as empresas precisam de criar conteúdos, gerir anúncios nas redes sociais e no Google, fazer inbound marketing e campanhas de e-mail marketing.
Abaixo apresentamos alguns dados relativos à Actividade E-Commerce em Portugal a Janeiro de 2021.
O E-Commerce, é assim, uma oportunidade enorme para todos aqueles que vendem produtos e serviços.
Desenvolvimento de lojas online
Actualmente existem várias plataformas no mercado para criar a sua loja online. É fundamental que a mesma seja fiável, rápida e que consiga oferecer uma boa experiência de compra aos clientes. Eis algumas delas:
- WooCommerce
- Shopify
- BigCommerce
- Magento
- Shopkit
- Jumpseller
Estas são apenas algumas, como deve imaginar existem muitas mais.
Após escolher a plataforma que melhor se adequa ao negócio existem alguns aspectos que deverá ter em consideração.
Criação de personas
É fundamental que saiba quem são os seus potenciais clientes. É a parte da criação das personas que irá definir como vai comunicar os seus produtos.
Forma de pagamento
As opções de pagamento são um dos elementos mais importantes numa loja online. Não é demais lembrar que também estas devem ser adaptadas aos seus potenciais clientes.
Os meios de pagamento mais utilizados em Portugal são o PayPal, Multibanco e MBNet. Estes são fundamentais para um negócio bem sucedido.
Questões logísticas
Segundo estudos internacionais 60% do abandono dos carrinhos de compras deve-se os custos de envio (portes). Este é um aspecto a ter em conta se vai por exemplo trabalhar com uma transportadora. É verdade que às vezes o barato sai caro pelo que ter uma parceria com uma transportadora mais cara mas que efectua um bom serviço pode fazer a diferença entre um cliente satisfeito e um cliente que quer fazer uma reclamação ou devolução.
Marketing de conteúdo
Para gerar tráfego orgânico para o E-Commerce não basta o ranqueamento das páginas de produto para os motores de pesquisa. Um blog é uma óptima estratégia de marketing de conteúdo e tendo em conta que poucas são as lojas online que utilizam este canal, maiores são as suas possibilidades.
No blog pode publicar artigos relacionados com o seu nicho, tutoriais de utilização do produto, dicas e truques, checklists, etc. Tudo aquilo que seja conteúdo relevante.
Instagram shopping
Integrar as ferramentas disponibilizadas pelas redes sociais como o Instagram e o Facebook com a sua loja online é também essencial para o sucesso do seu negócio.
Estas 2 redes sociais permitem identificar produtos a partir de um catálogo de produtos interligado com a loja online. Desta forma consegue identificar os seus produtos nas fotos publicadas nas redes sociais, levando os clientes a conhecerem todo o seu catálogo de produtos e consequentemente a comprá-los na loja online.
Programa de benefícios
Cartão cliente, ofertas especiais, atendimento personalizado são alguns dos benefícios que podem tornar as pessoas em clientes recorrentes, aumentar a satisfação e fidelização para com a marca.
Email marketing
Esta é uma poderosa ferramenta de comunicação de vendas. Ferramentas como, por exemplo o MailChimp e o ActiveCampaign permitem a automatização de e-mails com base em comportamentos de compra nas lojas online (abandono de carrinho, adição produtos à lista de favoritos, finalização de compras, etc).
SEO
A optimização para os motores de pesquisa é um trabalho de longo prazo. O PageSpeed Insights do Google pode ajudá-lo a analisar a performance da sua loja online.
Anúncios pagos
Existem no mercado imensas opções para escolher (Facebook, Instagram, Pinterest, etc) a verdade é que a presença forte nestas plataformas pode ajudar e muito a aumentar as vendas.
Conclusão
E-commerce É Boa Aposta?
Resumindo, o E-Commerce é garantidamente uma boa aposta para quem quer aumentar as suas vendas e alcançar um público diferente.
Independentemente da natureza do seu negócio o E-Commerce é uma solução a considerar. Se está a pensar em inclui-lo na sua estratégia de negócio mas não sabe por onde começar, fale connosco teremos todo o gosto em ajudar.