Porque razão um site não aparece nos resultados de pesquisa é uma questão que exige perceber como funcionam os motores de pesquisa.
Os motores de pesquisa, tomemos como exemplo o Google, são compostos por 3 componentes essenciais: o crawler (ou spider), o índice (base de dados criada pelo crawler) e o sistema runtime (faz a ligação entre a pesquisa e o software de pesquisa tornando os dados do índice inteligíveis para cada utilizador).
O crawler tem associado um robot que salta de página em página absorvendo os links e texto existentes nas diferentes páginas disponíveis na web. A este processo de absorção dos links chamamos indexação. Depois de indexar as páginas o motor de pesquisa tem de encontrar critérios para as apresentar posteriormente aos utilizadores. Estes critérios têm como base o algoritmo do Google, denominado por PageRank, que ao examinar toda a estrutura de hiperligações existentes na web vai determinar quais as páginas mais relevantes. Segue-se uma análise de correspondência do hipertexto de forma a estabelecer quais as páginas mais relevantes para a pesquisa efectuada. É ao combinar a importância geral e a relevância em específico para a pesquisa efectuada, que o Google consegue listar em primeiro lugar os resultados mais relevantes e fiáveis.
Com a quantidade de páginas que existem actualmente na web torna-se muito difícil para o Google indexar todas as novas páginas que aparecem diariamente. É por esta razão que ao colocar o site da sua empresa online o mesmo não fica automaticamente indexado. Será necessário algum tempo até que o Google dê pelo seu site e indexe as diferentes páginas que compõem o mesmo.
Para agilizar esta indexação existem várias técnicas, nomeadamente inbound e outbound marketing, que iremos abordar nos próximos posts.