Assim à primeira vista até pode parecer não ter nada a ver mas se pensar um bocadinho consegue perceber como a psicologia das formas pode ser útil para o seu negócio. Para tal basta perceber o poder que o design visual pode ter para o ajudar a transmitir a mensagem que deseja.
As formas que escolha para as suas comunicações visuais podem ajudá-lo a criar ligações emocionais e psicológicas com os consumidores. De uma forma, muito natural, o nosso cérebro diferencia e memoriza diferentes formas. Formas memoráveis e arrojadas podem causar um maior impacto e desta forma captar maior atenção do público e causar um impacto mais duradouro.
Quadrados e Rectângulos
Normalmente visto como um sinal de disciplina, força, segurança e confiança, não estivessem eles associados a objectos como casas, cofres e caixas. Por alguma razão, marcas como a Microsoft e a American Express escolheram estas formas para os seus logotipos.
Triângulos
Tal e qual como os quadrados e os rectângulos, os triângulos, são uma combinação de linhas rectas e ângulos acentuados. Transmitem algumas das mesmas ideias que as formas anteriores mas conseguem ser mais arrojados. Eles provocam a excitação e o perigo e podem ser relacionados com risco, poder e masculinidade.
O próprio posicionamento do triângulo pode ter significados diferentes. Se posicionado na sua base demonstra força e estabilidade. Por outro lado, quando é colocado num ângulo inclinado, transmite tensão, dinamismo e instabilidade.
Cada vez mais estas formas encontram-se associadas a duas áreas, muito distintas, a ciência e a religião.
Linhas Verticais
Este tipo de forma é excelente para transmitir um imagem de eficiência e confiança, pois transmitem poder, força, calma e tranquilidade.
As linhas verticais são versáteis, pois ser utilizadas de diferentes formas e até podem ser dispostas em camadas. No entanto, exigem cuidado na sua utilização pois o excesso pode dar a ideia de uma marca opressiva e agressiva.
Linhas Horizontais
Para a maioria das pessoas, as linhas horizontais transmitem uma sensação de calma e estabilidade. Muitas organizações que procuram apelar ao lado feminino recorrem a este tipo de linhas nos seus design, incorporando um efeito suave.
Por outro lado, também podem representar movimento e dinamismo. Imaginemos uma empresa de entregas ou transportadora, ao adicionar as linhas horizontais ao logo está a criar uma ideia de movimento e velocidade.
Utilizadas em camadas podem ser úteis para representar sensações de calma, tranquilidade e dar uma ideia de comunidade.
Espirais
As espirais podem não ser muito comuns, mas dão um toque original que quando utilizadas correctamente podem provocar sensações de hipnose, calma, evolução e fluidez.
São muito utilizadas para representar fluxos de energia, tempo ou amor.
Por estas razões tornam-se uma óptima forma de demonstrar a criatividade e propensão da empresa para pensar “fora da caixa”.
Como pode ver a escolha das formas, para além das cores, para a sua comunicação visual tem mais do que se lhe diga. Se não sabia, agora já sabe a Psicologia das Formas também é um aspecto importante a ter em consideração. As escolhas certas são fundamentais para que consiga transmitir de forma correcta a imagem e mensagem da sua marca.
Esperamos que este artigo, sobre a Psicologia das Formas, lhe seja útil e ajude a tomar algumas decisões. Caso queira não se esqueça de deixar o seu feedbak.