Definir o seu público alvo é o primeiro e mais importante passo para o sucesso de qualquer empresa. Uma comunicação assertiva só poderá ser eficaz se souber com quem está a comunicar.
Imagine que vende espuma de barbear e no entanto toda a sua comunicação é dirigida para o sexo feminino. Provavelmente não estará a ser muito bem sucedido e a perder possíveis clientes.
Muitas vezes acontece as empresas não obterem os resultados esperados nas suas acções, simplesmente porque não têm o seu público alvo bem definido. Neste caso há que redifinir o mesmo.
Significado de público alvo
O público alvo é um segmento do mercado para o qual a empresa direcciona as acções de marketing dos seus produtos ou serviços.
Muitas vezes o conceito de público alvo é confundido com o de persona, quando na realidade são bem distintos no que respeita a profundidade.
Normalmente as empresas definem o seu público alvo tendo em conta aspectos como: era, gênero, grau de escolaridade, poder de compra, classe social, localização e hábitos de consumo.
ex: jovens, entre os 18 e os 20 anos, com formação em engenharia e interesse em temas de gestão e negócios
Comunicar de uma forma global não é sinónimo de aumentar as suas hipóteses de venda e lucros. Pelo contrário, funciona exactamente de forma inversa.
Quanto mais segmentar o seu público alvo mais fácil será comunicar com o mesmo.
A persona, por sua vez, são perfis de compradores que representam o cliente ideal. São desenvolvidos com base na pesquisa do público alvo e ajudam-no a direccionar de forma mais eficaz as suas acções de marketing. Eis algumas das características a ter em conta na definição de personas: características pessoais, poder de compra, estilo de vida, interesses, engajamento nas redes sociais e informações profissionais.
Exemplo, João, 25 anos, formado em jornalismo. Vive no Porto e adora praticar desporto. É adepto da alimentação saudável e tem o sonho de criar o seu próprio negócio de produtos biológicos. Trabalha 50h semanais e tem um rendimento superior a 20 mil euros.
Estes 2 exemplos permitem distinguir facilmente o público alvo da persona. O primeiro, considera o todo enquanto que o segundo, a persona, é uma visão mais específica.
Importância de escolher o público alvo certo
A definição do público alvo é a base para a criação das estratégias de marketing digital sejam elas quais forem as ferramentas escolhidas para divulgar e posicionar a sua empresa no mundo digital (redes sociais, SEO, Google AdWords, Email Marketing) é imprescindível conhecer bem quem é o alvo das sus acções.
Quanto mais informação tiver ao seu dispor mais chances terá de entender melhor os seus desejos e necessidades e criar um relacionamento mais próximo.
Obviamente que os seus gastos também serão menores, visto que não irá investir em marketing para públicos que não são o seu ou que muito ou pouco retorno lhe irão trazer.
Esta definição também é útil para a criação de conteúdos do seu blog, site e redes sociais. Será mais fácil ter noção de qual a melhor comunicação a utilizar, linguagem, design e muito mais.
Por último, o timing também é um aspecto relevante. Quando já tem definido para quem vai dirigir os seus esforços consegue perceber qual a melhor altura para inovar um produto ou fazer um lançamento, fazer ofertas, etc.
6 perguntas que o ajudam a escolher o seu público alvo
Esperamos ter ajudado a conseguir passar a importância que o público alvo tem para o sucesso da sua empresa.
Se já tem o seu definido e o que lhe falta é a presença online da sua empresa, não hesite contacte-nos, estamos ao dispor para o ajudar a tornar o seu nome conhecido no mercado e a aumentar as suas vendas.