Uma paleta de cores bem concebida é um dos principais pilares de uma identidade visual. O gosto pessoal poderá ter de ser posto de lado.
No marketing as cores têm enorme poder e por isso devem ser escolhidas de forma estratégica. Não só o ajudam na comunicação, como a criar vínculos emocionais e a transmitir os valores da sua marca,
Só para ter uma noção, de acordo com o estudo “Impacto da Cor no Marketing”, 93% das pessoas avaliam as cores de um produto aquando da compra e 84% dos consumidores referem que a cor do produto é um dos fatores mais importantes.
Na Colour Invasion somos apaixonadas por cores e acreditamos que cada marca tem a sua cor por isso ajudamos os nossos clientes a encontrarem a sua.
No post sobre Psicologia das Cores e sua Importância falamos sobre as sensações, emoções e conceitos associados a algumas cores e como pode utilizar a psicologia das cores a seu favor.
Como escolher as cores para a sua identidade visual
O primeiro passo é escolher uma cor base ou principal.
A partir desta poderá escolher as restantes. São estas cores secundárias e terciárias que vão ajudar a criar a personalidade e identidade visual da marca.
Podemos encontrar todas estas cores no círculo cromático e ver as diferentes combinações e paletas resultantes.
- análogas (combinação de cores próximas da principal)
- monocromáticas (combinação com apenas uma cor em diferentes tonalidades)
- complementares (combinação com cores opostas à principal)
- triádicas (combinação da junção de cores correspondentes a um triângulo no círculo cromático)
Sites e Ferramentas para gerar paletas de cores
Existem algumas opções que o podem ajudar na criação da sua paleta de cores para a identidade visual da sua marca. Deixamos-lhe 5 sugestões para que possa experimentar.
Gerador de Paleta de Cores Nuvemshop
Uma ferramenta gratuita e bastante intuitiva que permite gerar inúmeras combinações, guardar as favoritas e fazer download das suas eleitas.
Se já tem um logotipo ou outro elemento visual pode fazer o upload da imagem e a partir dela gerar uma paleta de cores.
Shutterstock Colors Galore
Esta ferramenta funciona como uma galeria de composições separadas por temas e cores.
Permite pesquisar fotos no banco de imagens e identificar qual a paleta de cores associada à mesma.
Palettable
Muito prática e intuitiva esta ferramenta cria combinações com base nas cores que escolhe quando acede.
Se não gostar da sugestão que é dada, o algoritmo gera novos modelos com base nas suas escolhas.
Colourcode
Permite que defina as cores exatas que pretende antes de gerar as composições de paletas de cores para a sua identidade visual. Depois só tem de navegar pela área colorida da tela e encontrar os tons ideais para a sua paleta.
Esta ferramenta tem várias opções à sua escolha para criar a paleta de cores da sua identidade visual.
Pode optar com criar uma paleta de cores de acordo com uma imagem ou a partir de uma cor principal.
Na opção Gerador de Paletas pode fazer o upload de uma imagem e a plataforma apresenta-lhe uma paleta de cores de acordo com as cores da imagem escolhida por si. Só tem de copiar os códigos das cores.
Na opção Roda das Cores pode clicar sobre o tom que deseja usar como referência e depois escolher o tipo de combinação que pretende (complementar, monocromática …). Pode exportar a paleta para um PDF com os códigos das cores.
Esperamos que de algum modo este artigo o possa vir ajudar na escolha da paleta de cores para a sua marca.
É importante que não se esqueça de que uma marca que tem na sua identidade visual as cores certas é algo de muito poderoso. No entanto, a escolha das cores não pode deixar de ter em conta a personalidade da mesma. Após escolher a paleta de cores para a sua identidade visual, já sabe, é só usar e abusar delas.