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Redes sociais – Onde marcar presença?

A questão das redes sociais e onde marcar presença aflige certamente os gestores de muitas empresas.

As redes sociais são cada vez mais, o que torna ainda mais complicado escolher em quais a sua empresa deve estar presente e como gerar valor para o meu público-alvo.

Primeiro à que ter em conta de que não é necessário estar presente em todas as redes sociais que existem. O mais importante, antes de escolher em que redes deve a empresa estar presente, é conhecer as diferenças entre cada rede e qual o perfil do público de cada uma das redes.

Tenha ainda em conta a forma como a rede será utilizada antes de fazer a sua escolha. Dependendo das suas características pode optar por usar a rede para disseminar conteúdos ou para construir uma audiência.

É importante estar onde o seu público-alvo e os seus potenciais clientes estão.

Comece por identificar onde os seus potenciais clientes estão e de que forma a sua empresa poderá partilhar conteúdo relevante para eles. Fale com alguns dos seus actuais ou potenciais clientes para descobrir a que redes sociais costumam aceder e que tipo de conteúdo lhes interessa mais.

Mesmo que opte por não estar presente em todas as redes sociais de uma forma activa, é importante que crie perfis em todas elas para reservar o nome, impedindo que outras pessoas ou até mesmo a sua concorrência o façam por si.

Foque-se nas redes sociais mais importantes e dedique tempo a criar conteúdo relevante e a publicá-lo com frequência uma vez que ao fazê-lo irá conseguir uma audiência qualificada, alcançar mais leads e, acima de tudo, fazê-lo com um baixo investimento.

Abaixo mencionamos algumas das redes sociais que consideramos mais relevantes para as empresas:

1. FACEBOOK

Mais valia: alcance dos posts

O Facebook é a rede social por excelência com o maior número de utilizadores e com a maior taxa de tempo gasto pelos utilizadores.

Algumas dicas:

  • Crie uma página para a sua empresa e não um perfil. As páginas específicas para empresas têm acesso a recursos e dados estatísticos relevantes;
  • Utilize os recursos das tabs, ex. Gostos, para promover a sua marca e oferecer benefícios exclusivos a quem é fã da página da sua empresa.
  • Perceba o funcionamento do Edge Rank e como poderá tirar partido dele de forma a aumentar o relacionamento com os seus fãs; e

2. TWITTER

Mais valia: fidelização de clientes

O Twitter funciona como um canal directo de interacção com os utilizadores/clientes. Possui por esta razão um elevado volume de conteúdo e requer uma alta velocidade de resposta/actualizações.

Algumas dicas:

  • Se o seu público consome muita informação preocupe-se em publicar com muita frequência;
  • O seu objectivo deverá ser ter os seus posts nos hot topics.
  • Não existe Edge Rank pelo que todos os posts são exibidos fazendo com que seja mais difícil os seus posts serem vistos se não publicar com frequência; e

3. YOUTUBE

Mais valia: atrair clientes

A maioria das pessoas prefere ver vídeos a ter de ler conteúdos, pelo que produzir vídeos é uma excelente forma de impactar os seus potenciais clientes.

O Youtube é também um motor de pesquisa por excelência pelo que os conteúdos nele partilhados têm uma maior possibilidade de atraia leads qualificadas.

Algumas dicas:

  • Aproveite o Youtube para publicar vídeos educativos, tutoriais de produtos, case studies, entrevistas sobre o mercado em que a sua empresa actua ou sobre a sua empresa;
  • Acompanhe as estatísticas do Youtube em termos de dados demográficos, perfil das pessoas que visualizaram o vídeo, o crescimento da sua audiência, percentagem de visualizações dentro do Youtube e noutros sites, etc.
  • Trabalhe o SEO dos seus vídeos colocando palavras-chave no seu título e descrição e colocando entre 5 a 7 tags associadas a cada vídeo; e

4. SLIDESHARE

Mais valia: aumentar a visibilidade das apresentações

O SlideShare é uma rede de referência para partilha de apresentações nos formatos pptx e pdf.

Depois de ter sido comprada pelo LinkedIn passou a ter uma boa autoridade perante o Google. Outro aspecto também importante que ajuda na disseminação do conteúdo é a sua facilidade em embeber os conteúdos noutros sites.

Algumas dicas:

  • Tenha especial atenção com o título e o primeiro slide da sua apresentação. Torne-os atractivos para despertar o interesse dos visitantes; e
  • No final da apresentação coloque um formulário com o objectivo de gerar conversões (apenas disponível na versão paga).

5. PINTEREST

Mais valia: mood board da sua empresa

O Pinterest é a rede ideal para empresas que trabalham com conteúdos visuais (imagens e infográficos). Será ainda mais indicada se o seu público-alvo for na sua maioria mulheres.

Algumas dicas:

  • Coloque os botões do Pinterest, “Follow” e “Pin It” no seu site, o primeiro para que os visitantes acompanhem as actualizações da sua página e o segundo porque funciona como o botão “Gosto” do Facebook;
  • Coloque links completos para o seu site. Não use short links pois o Pinterest considera-os spam.
  • Aproveite bem o espaço da descrição da empresa (pode ter até 200 caracteres) focando a sua mensagem na persona que a sua empresa pretende alcançar; e

6. LINKEDIN

Mais valia: gerar leads qualificadas

O LinkedIn a maior rede social coorporativa e se o seu objectivo é gerar leads qualificadas é a opção ideal, sendo neste sentido 277% mais efectiva que o Facebook ou Twitter. Se a sua empresa tem um perfil B2B então tem de estar presente nesta rede.

Algumas dicas:

  • Participe de grupos relacionados com o seu negócio pois é a melhor forma de se relacionar com pessoas interessadas na sua área de actuação e de se posicionar enquanto autoridade nos tópicos em debate; e
  • Utilize os separadores dos produtos e serviços para descrever o seu negócio.

7. GOOGLE +

Mais valia: maior indexação de conteúdo

Pertence ao Google e só por isso é razão para não ignorar esta rede pois a presença no Google+ vai contribuir bastante para melhorar a sua autoridade e posicionamento no Google.

Algumas dicas:

  • Permite falar com diversas pessoas e fazer webinars através do seu Livestream Hangout; e
  • É recomendado incluir páginas do site da empresa e botão “compartilhar +”.

8. INSTAGRAM

Mais valia: foco no público jovem

O Instagram baseia-se muito na componente visual e funciona de forma muito simples. Possui os recursos de gostar, comentar e identificar pessoas nas imagens.

É uma rede social utilizada pelo público jovem e bastante recorrida dentro do segmento da moda.

Algumas dicas:

  • As descrições devem conter entre 100 a 200 caracteres para contextualizar o conteúdo visual pois os utilizadores passam com muita rapidez pelos diferentes perfis;
  • Seja directo; e
  • Utilize hastags nos posts para gerar mais gostos.

Após a criação das contas nas diferentes redes sociais e suas actualizações não se esqueça de monitorizar os resultados do seu trabalho. As redes sociais são excelentes enquanto canais directos de comunicação entre a empresa e os seus clientes mas, também a expõem a críticas, sugestões, reclamações e elogios. Deve por isso estar atento ao que é mencionado nas redes sociais (social mention) e procurar sempre responder com rapidez utilizando as suas respostas para criar vantagens para o seu negócio.

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