Roteiro analítico, o que é e para que serve?
Se não analisar os dados e a performance das suas campanhas e acções de comunicação está simplesmente a perder tempo e a gastar recursos, físicos e monetários.
Uma excelente forma de contextualizar os dados que recolhe das suas campanhas é através da criação de um roteiro analítico, ou analytic roadmap. Esta é igualmente a forma de dar início ao trabalho de análise destes dados que recolheu.
O objectivo principal do roteiro analítico é criar uma metodologia de observação dos dados recolhidos. E deve fazê-lo sempre com o foco nos objectivos de medição de performance que definiu para a sua campanha.
Deixamos abaixo um exemplo de um roteiro simples mas que o vai ajudar a organizar o seu tempo e esforços.
Caminho de meta reverso - Compra | |
---|---|
Página Inicial: | Página de agradecimento |
Meta etapa anterior 1: | Página de detalhes do cartão |
Meta etapa anterior 2: | Página de compra |
Meta anterior Etapa anterior 3: | Carrinho |
Fonte: Livro “Marketing Digital para Empresas – Guia prático para aumento de vendas na internet”, Perfil Criativo Edições
A avaliação das campanhas é importante pois permite-lhe aferir os pontos fortes e de melhoria. Deste modo consegue garantir que os ajustes necessários para melhorar a assertividade dos investimentos e resultados é feita da melhor forma.
Caso queira aprofundar a questão da avaliação das campanhas aconselhamos a leitura deste documento, que constitui um guia das melhores práticas da a avaliação de campanhas.
Este guia é o resultado do trabalho realizado por vários profissionais de diferentes áreas relacionadas com o marketing. Ele fornece 3 métodos chave para o processo de avaliação, bem como pistas para implementar planos de avaliação nos media e publicidade, marketing directo, relações públicas e promoções de vendas.