fbpx

Sabe como fazer um teste de velocidade ao seu site?

Quando se fala em velocidade de um site, este é um aspecto importantíssimo. Primeiro porque a velocidade de carregamento dos sites é um fator crucial para os motores de pesquisa. Os sites com maior capacidade de carregamento são mais bem classificados pelos motores de pesquisa.

 

Segundo, porque a experiência dos visitantes é algo que não pode ser esquecido. Um site que carrega rapidamente faz com que os visitantes nele permaneçam para consultar os conteúdos. Caso contrário, se o site demorar muito a carregar as páginas muito provavelmente os visitantes vão abandonar o mesmo pois não querem perder tempo a aguardar que as mesmas carreguem.

Existem no mercado algumas ferramentas que o podem ajudar a fazer um teste de velocidade ao seu site de forma a avaliar o desempenho do mesmo. Se calhar, até já o fez e recorreu a uma delas. Mas será que o fez corretamente?
Para ficar a saber a forma correta de executar um teste de velocidade ao seu site continue a ler este artigo.

Antes de executar um teste de velocidade

Se o seu site foi desenvolvido em WordPress existem 2 coisas que terá de garantir antes de executar o teste.

  • Caching

    Garanta que o armazenamento em cache está cativado. Caso seja necessário pode instalar o plugin Cache Enabler ou o WP Super Cache.

  • CDN (rede de entrega de conteúdo)

    Basicamente esta rede retira a carga do seu servidor web acelerando a entrega de conteúdo aos visitantes. Alguns exemplos de pulgins são o CDN WordPress e o CDN Enabler.

Se ficou com dúvidas sobre o que acabamos de dizer pode sempre entrar em contacto conosco.

Já tem o armazenamento em cache configurado e o CDN ativado, é chegada a hora de aprender como executar corretamente o teste de velocidade do seu site.
A maior parte das ferramentas de teste permitem escolher diferentes locais de teste pelo mundo. Isto é importante, porque a velocidade é relativa ao centro de dados onde o seu site está hospedado. É importante que faça o teste num local próximo ao data center e outro num lugar mais distante.
É igualmente importante que excute mais do que um teste de velocidade. É o cache que faz com que o seu site WordPress seja carregado mais rápido. Se executar apenas um teste de velocidade ao site pode acontecer o conteúdo não ser armazenado em cache o que vai fazer com que o site parece lento quando não realidade poderá não ser.
teste_velocidade

Melhores ferramentas de teste de velocidade de site

Existem diferentes ferramentas que pode utilizar para executar o teste. O fundamental, é que perceba porque é importante fazer este teste. Quanto mais rápido for tanto melhor, no entanto a maioria dos especialistas defende que se esse valor se encontrar entre os 2 seg ou menos, já é um bom indicador.
Abaixo apresentamos-lhe algumas sugestões de ferramentas que efetuar o teste de velocidade. Aconselhamos a que escolha uma e experimente sempre a mesma durante algum tempo, só assim poderá analisar corretamente os dados que vai obtendo.

Já conhecia algumas destas ferramentas? Compartilhe conosco a sua experiência.

Recommend
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIN
Share
Leave a reply