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Saiba como utilizar a prova social para maximizar as suas vendas

O marketing digital é composto por um conjunto de técnicas, sendo uma delas a prova social. Esta é uma técnica de conversão, pela persuasão e não é nada mais do que demonstrar a opinião de pessoas reais sobre determinado produto/serviço. Pode ser um testemunho de um cliente, o relato de uma utilização, uma opinião, uma avaliação, uma demonstração de satisfação nas redes sociais, entre outros.

Nesta época do Natal em que muitas pessoas procuram pelo presente ideal para oferecer a alguém especial, em que as pessoas não sabem ao certo o que procurar nem onde e o que é de confinça ou não. Muitas vezes sentem-se confusas com as suas escolhas e tornam-se mais cautelosas, nada melhor do que recorrer a esta técnica para conferir autoridade, transparência, aceitação e tornar-se uma referência para futuros clientes.

Se um bom profissional de marketing pode apresentar o produto certo ao cliente, por outro, é a forma como os anteriores clientes o vêem, o valor que lhe dão, que irá influenciar e muito a decisão de compra de novos clientes.

Segundo a Forbes, as revisões online têm um impacto de 67,7% nas decisões de compra e 84% das pessoas confiam nas avaliações online, encarando-as como recomendações pessoais.

Abaixo deixamos alguns exemplos de como poderá utilizar a prova social de acordo com o seu tipo de negócio e público alvo.

Actualizações de disponibilidade ao vivo

As situações de urgência levam as pessoas a se comprometerem.

Ao mencionar que determinados artigos estão com pouco stock estará a criar o medo de perda, incentivando à compra.

Actualizações de visualizações ao vivo

Mostrar quantas pessoas estão a navegar nas mesmas páginas, naquele preciso momento, é muito eficaz para incentivar à acção. Basta pensar na mesma situação mas na vida real. Está numa loja a ver um artigo e outras pessoas começam a andar à sua volta a tentar ver o mesmo artigo. Provavelmente irá pegar nele antes que alguém o faça para garantir que não perde a sua oportunidade.

Best-sellers crowsourced

Numa época em que muitos clientes procuram ajuda ou inspiração sobre onde gastar o seu dinheiro, porque não destacar os seus produtos mais vendidos. Se a maioria das pessoas está a comprá-los, provavelmente os seus novos clientes irão seguir-lhes o exemplo. Na internet as pessoas baseiam-se muito mas experiências relatadas por clientes anteriores, até porque cada vez são mais as fraudes e promoções inexistentes com que se deparam.

Classificações e avaliações de clientes

Uma classificação fornece ao visitante do website uma visão clara e rápida, funcionando como um indicador de como um produto foi recebido por outros clientes. É um feeback visual que pode ser o incentivo que o novo visitante precisa para efectuar a sua compra. Para além da avaliação por símbolo que usualmente se vê na maioria dos websites (estrelas ou bolas) também é útil ter testemunhos, opiniões.

As avaliações são uma óptima prova social, pois fornecem um resumo confiável e imparcial sobre determinado produto permitindo a quem pesquisa tomar uma decisão informada. Ajuda a criar confiança com os clientes.

Agora que lhe mostramos porque razão a prova social é um técnica crucial para criar um nível instantâneo de confiança e credibilidade da sua marca com aqueles que ainda não são seus clientes, está na hora de arregaçar as mangas e meter mãos à obra.

Se procura maneiras de optimizar os seus esforços de marketing leia o nosso post – 8 DICAS PARA A SUA CAMPANHA DE MARKETING DE NATAL

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