O YouTube é actualmente uma das redes sociais mais utilizadas. Criar um canal nesta plataforma é, por conseguinte, uma forma de potenciar os planos de marketing digital das empresas.
Um canal no YouTube para além de ajudar a divulgar a marca, informar e entreter também melhora o relacionamento com os clientes.
Vantagens da utilização do YouTube
Credibilidade – Para segmentos relacionados com o visual (por exemplo estéticas) ter um canal no YouTube é fundamental. Muitas pessoas pesquisam no Youtube pelas empresas antes de tomarem a sua decisão de compra.
Feedback através dos comentários – O YouTube pode ser utilizado para fazer o atendimento ao cliente. Aqui eles podem deixar comentários, críticas ou elogios que ajudam as empresas a conhecerem melhor os seus clientes.
Integração com outras redes sociais – O texto e o audiovisual são um bom complemento para divulgar produtos e serviços. Colocar vídeos no Youtube da empresa que depois podem ser facilmente compartilhados nas restantes redes sociais da empresa é uma excelente prática.
Obter conhecimento sobre os clientes – Através do botão “Insights”, o administrador do canal ontem dados demográficos sobre quem visualiza os vídeos. Estes dados permitem adaptar e direccionar de forma mais eficaz o marketing digital da empresa.
Gratuito – O investimento que faz na criação dos vídeos pode ser feito à medida da disponibilidade financeira de cada empresa. No entanto, para divulgar os vídeos não paga nada.
Sem restrições de tempo – Não existem limites de tempo para a realização dos vídeos.
O YouTube permite publicações em diferentes formatos. Os mais comuns são: tutoriais, unboxing, listas de top 10, reviews entre outros.
Para aumentar o engagement pode optar pelas histórias que duram até 7 dias no canal. Tem ainda ao seu dispor os eventos ao vivo que são acompanhados em tempo real, mas através do vídeo on demand podem ser visualizados a qualquer momento.
Não podemos esquecer de referir, as estreias que são perfeitas para gerar buzz antes de lançar uma nova série, por exemplo.
A comunidade, secção também disponível nos canais de YouTube, permite postar fotos, gifs, texto, enquetes e os links dos vídeos.
Agora que já lhe mostramos um pouco a importância que ter um canal no YouTube pode ter para a sua empresa está na altura de criar o seu canal na plataforma. Bom trabalho e se quiser deixe-nos o seu feedback.