Site responsivo ou adaptativo qual deve escolher? Dizer que um site deve ser responsivo não é novidade nenhuma. Já alguns anos para cá que é requisito fundamental.
Nos dias de hoje os sites têm de ser desenvolvidos para serem acedidos por diferentes dispositivos (smartphones, tablets, wearebles, outros dispositivos inteligentes).
Mais de 85% do tráfego da internet vem de dispositivos móveis. Esta têm sido a tendência nos últimos anos e tudo indica que irá continuar a crescer. Só para ter uma ideia, 60% das vendas das lojas online é feita em dispositivos móveis.
Ser responsivo implica que o site seja adaptado a qualquer tipo de dispositivo. E ser adaptativo o que significa?
Design Responsivo vs Adaptativo
Tal como já referimos, no design responsivo o conteúdo do site ajusta-se ao tamanho da tela do usuário. É criado um layout único com elementos individuais flexíveis que garantem a exibição correta em diferentes telas.
No design adaptativo, por sua vez, os conteúdos adaptam-se aos parâmetros do dispositivo do usuário, de forma pré-determinada. Existem inúmeros layouts prontos para serem utilizados por diferentes tamanhos de tela, orientação, etc. Só tem de decidir como o seu conteúdo irá ser exibido no navegador do visitante do seu site, de acordo com o dispositivo que este está a utilizar.
Resumindo, num site responsivo escolhe como o conteúdo vai reagir, num site adaptativo para além dessa vantagem ainda consegue determinar como será o resultado final.
Para simplificar vamos colocar por tópicos os aspectos mais importantes de cada um deles.
Como pode confirmar, tanto um design como o outro podem ser boas opções pois a diferença entre ambos reside apenas na forma como são executados.
Design Responsivo prós e contras
Design Adaptativo prós e contras
A questão que se coloca neste momento é Qual escolher, o responsivo ou o adaptativo?
A nossa resposta é, tenha em mente que o seu principal objetivo é ter um site intuitivo, acessível, convidativo e visualmente agradável. Para escolher qual será a melhor opção para si sugerimos que tenha em conta os seguintes aspectos:
- o seu público alvo e as suas necessidades
- não atenda somente ao mobile first
- avalie os seus recursos financeiros e objetivos a longo prazo
- dê prioridade ao tempo carregamento
- analise a concorrência
Usar o melhor destas 2 opções é possível. Combinar estruturas responsivas e adaptativas é o ideal.
Seja ela qual for a sua escolha não se esqueça que o fundamental é criar uma boa experiência aos seus visitantes.