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Site Responsivo ou Adaptativo qual a diferença?

Site responsivo ou adaptativo qual deve escolher? Dizer que um site deve ser responsivo não é novidade nenhuma. Já alguns anos para cá que é requisito fundamental. 

 

Nos dias de hoje os sites têm de ser desenvolvidos para serem acedidos por diferentes dispositivos (smartphones, tablets, wearebles, outros dispositivos inteligentes).

Mais de 85% do tráfego da internet vem de dispositivos móveis. Esta têm sido a tendência nos últimos anos e tudo indica que irá continuar a crescer. Só para ter uma ideia, 60% das vendas das lojas online é feita em dispositivos móveis.

Ser responsivo implica que o site seja adaptado a qualquer tipo de dispositivo. E ser adaptativo o que significa?

Design Responsivo vs Adaptativo

Tal como já referimos, no design responsivo o conteúdo do site ajusta-se ao tamanho da tela do usuário. É criado um layout único com elementos individuais flexíveis que garantem a exibição correta em diferentes telas.

No design adaptativo, por sua vez, os conteúdos adaptam-se aos parâmetros do dispositivo do usuário, de forma pré-determinada. Existem inúmeros layouts prontos para serem utilizados por diferentes tamanhos de tela, orientação, etc. Só tem de decidir como o seu conteúdo irá ser exibido no navegador do visitante do seu site, de acordo com o dispositivo que este está a utilizar.

Resumindo, num site responsivo escolhe como o conteúdo vai reagir, num site adaptativo para além dessa vantagem ainda consegue determinar como será o resultado final.

Para simplificar vamos colocar por tópicos os aspectos mais importantes de cada um deles.

Como pode confirmar, tanto um design como o outro podem ser boas opções pois a diferença entre ambos reside apenas na forma como são executados.

Design Responsivo prós e contras

A plataforma WordPress oferece inúmeros temas totalmente personalizáveis e responsivos que não implicam habilidades avançadas de programação. Obviamente que pode sempre contratar uma empresa para o ajudar, mesmo tendo um orçamento pequeno.
No que diz respeito à manutenção, um site responsivo não é muito exigente e mesmo que tenha de efetuar alterações não será necessário redesenhar o layout.
Sendo que só tem um layout é mais rápido de desenvolver o que o torna menos dispendioso.
Mas como não poderia deixar de ser os sites responsivos também têm os seus contra.
Ao querer alcançar todos os dispositivos existentes acaba por perder ao nível da personalização, criando menos experiências direcionadas.
Não pense também que não será necessário experimentar e testar antes de colocar “no ar”. Inevitavelmente vão surgir correções que terá de fazer por isso tenha isso em consideração

Design Adaptativo prós e contras

Geralmente, os sites adaptativos, são mais rápidos, e todos sabemos como o tempo de carregamento é importante para o usuário e para o SEO.
Uma vez que controla completamente o layout e decide em que dispositivos utilizar consegue proporcionar uma experiência mais personalizada.
Esta opção é útil como adaptação a um site já existente pois pode fazer versões separadas para smartphones e tablets e manter a versão original para acesso por desktop.
Também nos sites adaptativos existem alguns inconvenientes, sendo o principal o não conseguir garantir que o design é mostrado tal como deseja, bastando para tal que o usuário aceda ao seu site de um dispositivo que não comtemplou no desenvolvimento.
Esta versão, o design adaptativo, em termos de valor acaba por ser mais cara e é também menos popular que o site responsivo. Proporcionar diferentes experiências implica mais trabalho de desenvolvimento e consequentemente demora mais tempo a ser desenvolvido.
Um bom exemplo de um site adaptativo e para perceber melhor é o site da Amazon.

A questão que se coloca neste momento é Qual escolher, o responsivo ou o adaptativo?

A nossa resposta é, tenha em mente que o seu principal objetivo é ter um site intuitivo, acessível, convidativo e visualmente agradável. Para escolher qual será a melhor opção para si sugerimos que tenha em conta os seguintes aspectos:

  • o seu público alvo e as suas necessidades
  • não atenda somente ao mobile first
  • avalie os seus recursos financeiros e objetivos a longo prazo
  • dê prioridade ao tempo carregamento
  • analise a concorrência

 

Usar o melhor destas 2 opções é possível. Combinar estruturas responsivas e adaptativas é o ideal.

Seja ela qual for a sua escolha não se esqueça que o fundamental é criar uma boa experiência aos seus visitantes.

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