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Tendências do Ecommerce para 2018

Procura aprimorar a sua experiência de venda online ou até mesmo criar uma presença no mundo electrónico? Então deve ter em conta alguns aspectos cruciais que fazem as tendências do ecommerce para  2018.

O volume de vendas online têm vindo a aumentar gradualmente ao longo dos anos. No passado ano, de 2017, o crescimento médio mundial, foi de 17% e estima-se que continue a aumentar. Não descure por isso estas novas tendências.

REALIDADE MOBILE

É uma realidade tão comum nos dias de hoje que já não estranhamos o facto de através do nosso telemóvel podermos realizar uma diversidade de operações e actividades.

Com um simples gesto podemos consultar as redes sociais, efectuar pagamentos, adquirir produtos, consultar informações, etc. Muito mais cómodos e práticos estes dispositivos vieram facilitar a nossa vida e é por isso uma mais valia apostar numa presença em versão mobile.

No entanto, existem alguns aspectos a ter em conta de forma a optimizar o investimento e consequentemente permitir uma melhor navegabilidade ao consumidor:

  • Site responsivo – mantendo a mesma estrutura do desktop deverá ter em consideração que os botões, textos e imagens devem estar adaptados a uma tela menor. Em consequência disso vai garantir uma experiência agradável a quem o visita;
  • Site mobile – sendo o acesso do cliente ao website feito através de um telemóvel ou tablet, este deverá ser redireccionado para um subdomínio da loja virtual.  Em resultado disso consegue ter um conteúdo personalizado; e
  • Aplicativo – complemento interessante para um website responsivo e mobile. Implica algum investimento na contratação de uma empresa que ofereça o serviço de desenvolvimento deste tipo de software.

Não esquecer nunca que nesta área é aconselhável ter ferramentas que permitam salvaguardar a experiência do usuário, nomeadamente na identificação de compras suspeitas e a opção de cancelamento de um pagamento antes do envio dos produtos.

MICRO-MOMENTOS

Vivemos e somos bombardeados constantemente por informações e cada vez mais é importante estar em cima do acontecimento. O imediatismo nunca foi tão importante como nos dias de hoje. Já não basta um e-mail ou troca de uma telefonema, é necessário seguir as redes sociais, fazer vídeo-chamadas. Os clientes querem as respostas na hora e tomam muitas vezes decisões imediatas.

De acordo com a Think with Google, no contexto das viagens e turismo, nos últimos dois anos, as buscas por palavras como “tonight” (esta noite) e “today” (hoje), cresceram mais de 150% nos EUA. Daí resulta a importância de saber “agarrar” os clientes no imediato. De os prender na hora certa, quer seja, através do Storytelling, no Instagram, ou de posts interactivos no Facebook.

Actualmente os clientes procuram muito mais do que serviços e produtos. Consequentemente quem souber dar ideias, popções e fazer com que o cliente se identifique com a marca, oferecendo uma experiência personalizada tem o seu futuro garantido.

ATENDIMENTO HUMANIZADO

Seguindo a ordem de ideias do ponto anterior, do imediatismo, quanto mais ágil, rápido e fácil for o atendimento melhor. Cada vez mais se recorre aos chatbots ou assistentes virtuais para obter esta faceta mais humana e pessoal no atendimento ao cliente no mundo virtual.

Ter conta nas redes sociais e até mesmo no WhatsApp, é essencial para quem procura oferecer uma assistência completa aos seus clientes e solucionar as suas dúvidas. Não somente no momento da escolha dos produtos/serviços mas acima de tudo enquanto serviço pós-venda.

É fundamental marcar os clientes pela diferença e oferecer experiências exclusivas e memoráveis é certamente uma boa forma de o alcançar.

4. OMNICHANNEL

A nova geração millenium mudou complementa o modo de interagir e de consumir. Neste sentido muitas marcas têm vindo a apostar em diferentes canais de venda para comunicar a sua marca, ficar a conhecer o seu público alvo e para aumentar a taxa de conversões.

Deixando para trás o single-channel, cada vez mais se procura uma integração de vários canais – omnichannel. Aqui para além da compra o cliente têm ainda oportunidade de co-criar e de decidir cada um dos passos até que o produto finalmente lhe seja entregue.

É muito importante para quem têm uma presença física (loja) e presença online, que unifique e alinhe estes dois canais de forma a optimizar a experiência do cliente.

Caso esteja a pensar em criar uma loja online aqui ficam algumas sugestões que desenvolvemos à medida para clientes.

Ecommerce/ Loja Online
Aqui Há Gata Gourmet
Isabella Secret Store
Móveis Gaspares

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Prime Yield
Guia Lisboa à Prova
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