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Tik Tok – Estratégia de Marketing

Se ainda não aderiu certamente já ouviu falar da rede social do momento, o Tik Tok. Com um crescimento nunca antes visto, esta rede social já conquistou 2 mil milhões de pessoas.

Para além dos “comuns mortais” são muitas marcas e figuras públicas que aderiram ao Tik Tok e fizeram parcerias. A NBA, Jennifer Lopez, Anitta, Will Smith e Justin Bieber são alguns exemplos.

O Tik Tok é uma oportunidade de marketing fantástica para quem procura atrair atenção para os seus conteúdos. Eis alguns dados interessantes:

  • disponível em mais de 150 países

  • 75 idiomas diferentes

  • mais de 600 milhões de utilizadores diários

  • 2.000 milhões de utilizadores registados

  • 52m é o tempo médio dispendido diariamente pelos utilizadores

  • 29% é o alcance médio de uma publicação

Como funciona o Tik Tok

Tal como referimos anteriormente os conteúdos do Tik Tok são 100% vídeos, sendo que estes podem ter entre 1 seg a 60 seg de duração. Podem ser gravados directamente na aplicação ou fazer o upload a partir do smartphone. Pode, ainda carregar fotos e combiná-las num vídeo único e acrescentar música durante ou depois de uma gravação. A própria app disponibiliza uma biblioteca de faixas de música que poderá escolher.

As insteracções no Tik Tok baseiam-se nas visualizações, likes, comentários e partilhas.

Na aba “Para Você” encontra conteúdos selecionados automaticamente pelo algoritmo com base em conteúdos semelhantes a outros com os quais interagiu ou na popularidade dos mesmos.

Também aqui as hashtags são importantes. Elas são utilizadas para rastrear tendências virais. Uma marca pode, por exemplo, patrocinar hashtags através de campanhas publicitárias.

Dicas para uma melhor utilização

1- Visualizações iniciais

Quando os vídeos são visualizados na íntegra, comentados ou compartilhados logo após o seu upload são entendidos pelo algoritmo como com maior propensão viral.

2- Visualização Completa

O Tik Tok tende a entregar vídeos curtos, entre 15-20 seg, pois são visualizados na sua totalidade.

Uma boa descrição, curta, objectiva e memorável informa o algoritmo sobre o contexto do seu vídeo e o tipo de público que o deverá assistir.

3- Retenção

A visualização completa de um vídeo é importante para o algoritmo do Tik Tok. Consequentemente a taxa de retenção também o é. É, por conseguinte, fundamental que o vídeo retenha o público. Nesse sentido colocar um “veja o que acontece no fina” ajuda a criar algum suspense e a reter o seu público fazendo com que o vídeo seja visto na integra.

Uma forma de despertar um maior interesse do público é humanizando a sua marca. Procure mostrar quem está por trás da mesma. Faça com que as pessoas associem a sua marca a um rosto. As pessoas criam ligações com outras pessoas.

Pode também recorrer à aba dos efeitos. Acompanhe as tendências Tik Tok e escolha dentro das categorias disponíveis: tendências, novos, divertidos, etc. Um efeito muito popular, por exemplo, é o “Green Screen” que permite gravar um vídeo como se estivesse gravando num fundo verde.

Outra ideia que resulte bem é fazer o upload de imagem do seu smartphone e depois gravar o vídeo por cima da imagem. Imagine que quer apresentar uma novidade, pode colocar a imagem depois fazer um vídeo a comentar a mesmo.

4- Músicas Populares

O que está na moda atrai sempre mais pessoas. Por norma, o Tik Tok atribui melhor classificação aos vídeos que utilizam músicas populares.

Obviamente que deverá contextualizar a sua escolha musical com o conteúdo do vídeo. Por norma as faixas musicais têm entre 15 a 30 seg, por isso, procure que o vídeo tenha a mesma duração.

5- Hashtags Populares

Tal como no ponto anterior as hashtags populares também são tidas em consideração pelo algoritmo. Elas podem ajudar a ganhar visualizações mais rapidamente, no entanto, é fundamental que as mesmas tenham algo a ver com o conteúdo publicado e com a sua área de negócio.

O recomendável é que utilize entre 4 a 6 em cada publicação.

A utilização excessiva de hashtags ocupa muito espaço na legenda e dificulta a leitura da mensagem. Evite recorrer a #ForYou #fyp #ForYouPage pois são demasiado concorridas.

6- Interacção

É importante que consiga fazer com que o público interaja com os seus vídeos. As perguntas ajudam a aumentar as interações através dos comentários e consequentemente impulsionam as visualizações.

Comentar de forma assertiva nas publicações mais populares, dentro da sua área de negócio, pode trazer-lhe algum retorno no que respeita a visualizações do seu perfil.

Os lives também lhe permitem aumentar as interações com a sua conta e atrair mais atenção para a sua marca. No entanto, este recurso só está disponível para contas com mais de 1000 seguidores. O Tik Tok possibilita a adição de uma foto de capa e título para o seu live o que ajuda a destacar conteúdos.

7- Frequência de Publicações

Ser popular e regular é imprescindível, por isso, é necessário que publique com frequência. O ideal são 2 a 3 vídeos curtos por dia.

8- Horário de Publicações

Estudos realizados a nível mundial, referem que os melhores horários para publicações são entre as 13h e as 18h. É crucial que realize testes de forma a aferir como o público reage a diferentes horários. Não se esqueça que, tal como em qualquer rede social, publicar nos horários nobres aumenta as possibilidades de viralização de um vídeo.

9- Challenges

Estes desafios são muito importantes no Tik Tok. Acumulam inúmeras visualizações em conteúdos específicos. Geralmente, estes têm 3 condições: música, hashtags e objectivo do desafio. Pode criar os seus desafios ou participar em alguns, cujo conteúdo seja relacionado com o seu, relacionando, assim com criadores populares com muitas visualizações na rede social.

10- Rede Social do momento

Basta relembrar que o Tik Tok tem 2 mil milhões de utilizadores registados, 800 milhões activos mensalmente e que dispendem, em média, 52m por dia na aplicação.

Como pode ver o Tik Tok proporciona um sem fim de possibilidades para as marcas tornarem os seus conteúdos relevantes e alcançarem milhares de pessoas. Se ainda não aderiu a esta plataforma sugerimos que o faça e que vá testando de forma a tirar o maior proveito das suas funcionalidades.

Boa sorte e se quiser partilhar convosco a sua experiência não hesite 😉

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