fbpx

User Experience – Qual a sua importância

Sabe o que quer dizer User Experience ou UX?

Este é um termo muito amplo que envolve o modo como qualquer usuário interage com aquilo que o rodeia.

Conseguir fidelizar e satisfazer um cliente depende da experiência que o mesmo têm desde o primeiro contacto com a marca. Caso esta seja útil e agradável provavelmente irá ser bem sucedido.

No seu caso em particular, já pensou se consegue entregue uma boa experiência aos seus clientes?

Porque razão a User Experience é importante

A importância da UX prende-se com o facto de esta colocar o foco na perspectiva do usuário/cliente. Se a sua abordagem tiver em conta “como é que o que faço/vendo pode ser mais benéfico para o cliente” está a ter em consideração os seus sentimentos e preocupações. Esta preocupação que demonstra para com ele vai fazer com que se aproxime mais dele

De certa forma podemos dizer que o UX Design trabalha para os clientes. Para que os mesmos se sintam sempre bem.

Vantagens do UX Design

Como facilmente entenderá, a preocupação que demonstra para com os seus clientes resulta em satisfação, encantamento. Consequentemente, os clientes permanecem mais tempo consigo, são mais propícios a propagarem a sua marca junto de amigos e mais receptivos a upgrades e a novas compras

Clientes que têm uma boa experiência antes da tomada de decisão apresentam mais chance de converter e comprar.

Um cliente satisfeito vai criar boas lembranças da sua marca. Por conseguinte, a probabilidade de realizar compras recorrentes é maior. Não se esqueça de que as boas lembranças devem ser consideradas em todas as etapas do contacto que o cliente tem com a sua marca: escolha, decisão de compra, aquisição e usabilidade do seu produto ou serviço.

Ao tornar o cliente fiel à sua marca, está a criar um defensor da mesma, que a irá recomendar a amigos, familiares, etc.

Por outro lado, pense na economia de recursos que poderá ter uma vez que ao analisar a experiência do cliente consegue entregar-lhe exactamente aquilo que ele procura.

Aplicação da UX nos websites

Aqui falamos mais especificamente, de User Interface Design (UI). Este envolve a parte visual e usabilidade dos produtos.

Um aspecto fundamental a ter em consideração é a estrutura do website. Esta deve ser coerente, intuitiva, organizada e em tudo de acordo com o perfil traçado dos clientes.

Não deve esquecer que o propósito da estruturação é permitir ao cliente encontrar facilmente aquilo que procura. Através dos menus de navegação, cores e símbolos o cliente tem de perceber onde está nesse momento, as opções de que dispõe e as consequências das acções que toma. Os mapas do site são uma ajuda preciosa no que diz respeito a orientação.

Eis alguns aspectos importantes a ter em consideração:

  • não colocar demasiada informação, caso contrário irá confundir os clientes
  • procure entender os modelos mentais de pesquisa de informação e adeque a sua arquitectura
  • coloque gatilhos para ajudar a tomada de decisão

A UX ajuda-o a ver, testar e avaliar a forma como os usuários interagem no seu website. Utilize testes A/B, análise de cliques, mapas de calor, tempo de leitura, cores, tipografia para o ajudar a entregar uma experiência agradável.

Com o objectivo de melhorar as nossas vidas o Homem tem vindo a inventar soluções e no fundo a User Experience, não é nada mais do que isso”Como entregar a melhor experiência aos usuários?”

Recomendar
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIN
Partilhar
Deixar um comentário