A conveniência é o poder por detrás dos E-Commerce e a razão do aumento das compras online. A conveniência tem ainda poder para aumentar as vendas das lojas online.
O E-Commerce oferece aos clientes a conveniência de comprarem produtos/serviços quando e onde lhes convier, através do método de pagamento mais conveniente à sua escolha e ainda disponibiliza a opção do produto/serviço ser entregue da forma que mais convier ao cliente.
Factores como a qualidade e o preço são apontados pelos consumidores como sendo muito importantes quando estão a efectuar compras online. No entanto, muitos dos carrinhos de compras são abandonados não devido a um destes factores, mas por questões relacionadas com a conveniência. Imagine por exemplo, que está a fazer uma compra e que tem alguma urgência na entrega do produto pelo que gostaria que o mesmo lhe fosse entrega um ou dois dias depois de efectuar a compra. Caso a disponibilidade da empresa seja só para fazer a entrega na semana seguinte, provavelmente irá abandonar o carrinho de compras sem efectivar a compra.
As opções online em termos de lojas que vendem produtos e serviços, são hoje em dia imensas e caso a sua empresa queira marcar pela diferença, a conveniência pode ser a chave para o diferenciar da concorrência.
Num mundo em que cada vez mais as pessoas têm falta de tempo pois muitas são as tarefas que têm de desempenhar diariamente, a conveniência surge quase como um luxo. Sabia que muitos consumidores estão dispostos a pagar mais para ter este luxo?
sectores onde a conveniência é essencial
Embora seja importante todo o E-Commerce oferecer esta comodidade aos seus clientes, a mesma torna-se crucial em alguns sectores. No caso do vestuário, por exemplo, disponibilizar opções confirmação de tamanhos, diferentes opções de entrega e devoluções gratuitas ajudam a melhorar a experiência dos consumidores o que por conseguinte poderá resultar em defensores da sua marca.
Outros sectores em que a conveniência também joga um papel muito importante são os produtos electrónicos, cuidados pessoais e artigos para animais de estimação.
O estudo Connected Commerce Report 2018 permite-lhe ter uma visão mais abrangente sobre os comportamentos do consumidor em geral no que respeita a estas questões.
Como pode calcular, a conveniência não é vista ou entendida por todos clientes da mesma maneira. Esta pode variar dependendo do que se está a comprar, a forma como está a comprar e não esquecendo as preferências pessoais de cada um.
É importante que se coloque no lugar dos seus consumidores e analise como pode comprar os seus produtos/serviços da forma mais fácil e conveniente. Procure entender o seu público-alvo de forma a oferecer as soluções que desejam. Disponibilize conveniência para aumentar as vendas da sua empresa.
Não se esqueça que enquanto marca se souber como se relacionar com os seus clientes e envolvê-los receberá em troca coisas muito valiosas. No nosso post sobre Como Satisfazer os seus Clientes damos-lhe algumas dicas de poderá manter uma relação de proximidade.