fbpx

Utilize o sitemap para gerar tráfego, leads e vendas? – Parte 4

4. SITEMAP XML

Sabe o que é um sitemap? O principal objectivo do sitemap é ajudar os robots dos motores de pesquisa a navegar entre as diferentes páginas do site de uma forma eficaz. Em outras palavras é um ficheiro .xml que contem uma lista de todas as páginas do site e a respectiva data de actualização. Em comparação podemos fazer uma analogia com o mapa de rede do Metro de Lisboa.

Como criar um sitemap xml

Criar um sitemap xml é fácil e pode inclusive utilizar um gerador online que irá criar o sitemap por si, basta indicar o URL do seu site. Em exemplo de gerador online é o XML Sitemap. Quando tiver o ficheiro xml faça upload do mesmo para a raiz da directoria do seu site de forma a obter algo como por exemplo www.colourinvasion.pt/sitemap.xml . Se não tem acesso ao servidor no qual o site está alojado, contacte a empresa que o desenvolveu ou que faz o seu alojamento e peça para que lhe coloquem o ficheiro na raiz do projecto. Mais provavelmente este tipo de pedido terá custos associados mas é importante que o tenha em consideração e que o mesmo seja efectuado.

Se actualiza o seu site regularmente seria boa prática, acima de tudo, gerar novo ficheiro xml pelo menos uma vez por mês para que os motores de pesquisa tenham a informação sempre actualizada.

Adicionar um ficheiro xml é uma componente do SEO que parece que fica esquecida a maioria das vezes. No entanto, embora não seja um facto decisivo para a optmização do seu site, certamente que a sua existência vai ajudar. Não deixe por isso de criar este ficheiro xml, se precisar de ajuda já sabe que pode sempre pedir a nossa ajuda. Contacte-nos.

Recomendar
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIN
Partilhar
Tagged in
Deixar um comentário