fbpx

Os 9 melhores vinhos do nosso passeio

No post de hoje queremos lhe ativar o palato para alguns dos melhores vinhos de Portugal.

Alentejo

Herdade do Peso

Enquanto passeamos pelos montes Alentejanos a admirar os sobreiros, não podemos deixar de notar as vinhas que pintam de verde a paisagem árida. Se quando pensa no Alentejo a primeira  coisa que lhe vem à cabeça são as praias, espere até ver o que temos para lhe mostrar hoje!

O Alentejo é uma zona única para a produção de vinho, com uma longa história tão longa que vem desde o tempo dos Fenícios.

Sendo uma das maiores zonas de produção de vinho em Portugal o Alentejo tem castas frescas e típicas da região. Os vinhos que daqui vêm são encorpados, frutados e rico em taninos. Já os  vinhos brancos são suaves e frescos.

Começamos no Alentejo profundo, entre Évora e Beja, próximo do Alquêva. O Trinca Bolotas é  apenas um dos vinhos produzidos na Herdade do Peso. Um vinho várias vezes premiado que mostra não só o cuidado com que é produzido, mas também a delicada dança entre as castas, do solo e do sol Alentejano.

Herdade do Peso

Herdade do Sobroso

O passeio continua com um vinho que traz consigo toda a paisagem em que está inserido.

O Sobroso é um vinho produzido pela Herdade do Sobroso. Este se destaca pela frescura e proximidade. Quando bebemos este vinho quase que somos teletransportados para esse lugar paradisíaco no interior de Portugal.

Com o verão mesmo à porta já começamos a querer pegar no carro e aproveitar o melhor que o nosso país tem para oferecer. Aproveite este ano para descobrir mais do interior do país e hospede-se em uma herdade que tem tudo de melhor a oferecer

Douro

Seria injusto falar de vinho e não passar pelo Douro. Uma das regiões mais visitadas por turistas estrangeiros – e não por acaso. 

Aqui encontramos histórias de gentes trabalhadoras e de uma vida árdua. O solo reflete o esforço das pessoas que aqui vivem e os vinhos traduzem esse trabalho em poesia.

O Douro que vem desde Trás os Montes até desaguar no Atlântico tem muitas faces. O extenso  trabalho dos seus habitantes domou a sua rudez crua e rochosa. Esta paisagem dura  transformou-se numa ode às curvas. O trabalho suavizou as rochas e embelezou o horizonte.

Rio Douro

Casa Ferreirinha

É nesse cenário, que mais parece uma pintura, que está inserida a Casa Ferreirinha. Uma casa  com história e que valoriza o saber fazer dos seus trabalhadores. É nesse contexto que dois dos  nossos vinhos preferidos são produzidos. Tanto o Papa-Figos como o Esteva são homenagens à  fauna e a flora endémicas da região. São vinhos com um sabor que desenha as curvas do Douro  no paladar 

Nieeport

Outro dos nossos favoritos é o Diálogo da Niepoort. Uma casa que  demonstra sua tradição na qualidade dos seus vinhos ao mesmo tempo que se permite irreverente na sua imagem.

Adoramos tudo sobre a Nieeport, seja o excelente vinho que produzem, como também os seus designs de labels irreverentes e divertidas, uma marca completa em todos os sentidos.

Dão

Continuamos a degustação de vinhos com uma região que não pode deixar de entrar para lista: o Dão.

“Há vestígios que comprovam a produção de vinho no Dão desde o tempo dos Romanos”

Sabia que o Dão foi a primeira região demarcada de vinhos não licorosos de Portugal. O Marquês de Pombal foi responsável por começar essa demarcação e desde então a produção foi constante. 

No passado esta era uma região menos requisitada, mas com a modernização das produções os vinhos Dão foram ganhando notoriedade e ganhando espaço no cenário nacional e internacional. 

Lado a lado com zonas de pastoreio, de onde depois nos é servido o Queijo da Serra o Dão tem  9 terroirs diferentes. Desde 1908 são aqui produzidos vinhos distintos.

Casa da Passarella

A nossa primeira escolha é um branco da Casa da Passarella, o Oenólogo. Um vinho que nos ensina as características minerais do solo da região, trazendo consigo uma história. O seu  processo de fermentação também é único e estes são alguns dos fatores que reúnem as condições para um vinho de excelência. 

Quinta da Taboadella

Finalizamos nossa viagem pelos vinhos portugueses com o Taboadella da Quinta da Taboadella. Um vinho branco que faz-nos ficar de postura altiva refletindo as altas terras do Dão. Uma Quinta com centenas de anos de história vindos desde os Romanos e que atravessou o  tempo com elegância e com uma atual modernidade.

Os nossos clientes

Terra Rica

Depois de tantos produtores incríveis temos também de fazer jus aos nossos clientes. A Herdade Terra Rica em Alcácer do Sal é um desses.

A Herdade tem uma produção diversificada e dedica-se, sobretudo, à criação de Gado de raça Limousine pura, Olivais, Feno e ainda investe na preservação da Floresta presente no seu terreno. Por terem produtos de altíssima qualidade, sabemos que qualquer coisa que esta Herdade produza será sempre uma boa surpresa. 

Assim, quando a Terra Rica lançou o seu Rosé nós sabíamos que seria ótimo! 

Esse espumante é um monocasta Pinot Noir. Perfeito para acompanhar pratos condimentados no verão – ou em qualquer altura do ano!

Veja o site da Terra Rica e descubra o que mais têm a oferecer.

Bem sabemos que há muitas mais regiões por explorar, mas isso terá de ficar para a nossa  próxima viagem. Continuamos nossa viagem com outros produtos de Portugal. Ative as  notificações no Facebook e no Instagram e fique a conhecer o melhor do nosso país! 

Recomendar
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIN
Partilhar
Deixar um comentário