fbpx

Web Design – As Novidades para 2020

Da mesma forma como o mundo não pára, igualmente os web designers não podem parar. De forma a proporcionar as melhores experiências ao usuário e a reunir todas as novidades estão constantemente a testar novas formas de construir websites.

O blog Creativeblog falou com alguns especialistas nesta área e consequentemente destacaram algumas ideias que consideram ser as tendências e novidades do web design para 2020.

1- Imagens Personalizadas

De um período de design minimalista que fez parceria com o web design responsivo estamos a emergir para um futuro noutras direções. Segundo Emma Bukee, chefe de design da PS Website Design, ” … agora estamos começando a ver os benefícios do design responsivo combinados com trabalhos de ilustração cada vez mais complexos e intrincados, animação e recursos de design exclusivos”.

2- Websites Pessoais

O design acessível parece que está a trazer de volta os websites pessoais. Para Matt Northam, da Rebweb´s, ” … ver pessoas criando lugares únicos para exercitar mais criatividade em seus projectos, experimentando novas técnicas e compartilhar seus pensamentos é super inspirador”.

3- Experiências Adaptadas para Inteligência Artificial

Esta tendência irá possibilitar uma maior precisão nas jornadas dos usuários e por essa razão será mais fácil fazer melhores sugestões para personalizar essa experiência.

Marcela Bohorquez, da onebite aponta os navegadores em modelos 3D, as animações e ilustrações como mais valias que permitem novas maneiras de conhecer produtos e serviços.

4- Design Centrado no Ser Humano

Bencit Soucaret, director criativo da LiveArea, argumenta que “o foco no ser humano está no centro de tudo”. Consequentemente, ao colocar o design no centro de todas as empresas, as marcas conseguem dar vida a produtos e serviços e “reprogramar” o relacionamento do usuário com o mundo conectado.

5- Simplicidade Funcional

Certamente já ouviu dizer que menos é mais? Por essa razão websites simples, com um só cor e tipografia ousada é o que se quer.

A tipografia grande faz com que os usuários se lembrem do que leram e mais provavelmente eles voltaram a visitar o website. Uma cor única ajuda a criar uma aparência harmoniosa e coesa. Todo este efeito visual é igualmente um efeito funcional. Mostrar a ligação e interacção entre os vários elementos do site ajuda, acima de tudo, quem o vê a entender a mensagem.

6- Micro-animações

Nos últimos tempos tem havido, ao que parece, uma crescente de micro-animações e interacções no design da web.

Segundo a opinião da designer Emily Brennan, da RebWeb, estas micro-animações “ajudam a direccionar o usuário e aprimorar a sua experiência, criando uma jornada mais fluída”. Defende ainda, que as animações suaves e naturais e mais avançadas aumentam visualmente um website. Adicionam, consequentemente, um elemento de diversão. No entanto, há que ter o cuidado de garantir que não aumentam o tempo de carregamento.

Para envolver um usuário no website basta, por exemplo, que este execute movimentos simples como passar com o rato sobre algo, tocar ou deslizar.

7- Design Ético

Finalmente para Alex Lee, da Foolproof, “o design ético e responsável é uma das áreas mais empolgantes…”.

Embora possam, tecnicamente, construir tudo aquilo que querem, os web designers têm de se questionar de modo a que a ética do seu trabalho não seja posta em causa. Questões como saber se o design de um produto irá afectar a auto-percepção, aceitação, inclusão e relacionamentos interpessoais devem ter tidas em consideração.

Esperamos que tenha gostado do nosso texto sobre web design e as novidades para 2020 e acima de tudo que o mesmo lhe venha a ser útil.

 

 

Fonte: creativeblog 

Recomendar
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIN
Partilhar
Deixar um comentário