fbpx

Webpage vs Website

Apesar dos nomes serem um tanto ou quanto parecidos, estes dois conceitos são completamente distintos, ou melhor dizendo, um complementa o outro.

WEBPAGE

Uma associação muito simples que podemos fazer para explicar o que é uma webpage, é através dos livros. Um livro é composto por várias páginas, sendo que cada uma dessas páginas tem a sua identidade própria. Da mesma forma uma webpage é um documento único que contém informações, tendo no entanto a possibilidade de ser visualizada online. O conteúdo existente numa webpage pode ser apresentado de variadas formas, em texto, em imagem ou video. Da mesma forma de cada uma das páginas de um livro tem um determinado número, a cada uma das webpages corresponde um URL específico que faz com que os usuários cheguem até ela.

WEBSITE

Utilizando a mesma analogia do livro para explicar o que será um website este será o equivalente ao próprio livro em si. Se um livro é o conjunto de todas as páginas que o compõem, num website o mesmo acontece com as webpages que o compõe. O início de cada uma das webpages é sempre igual (URL ou endereço www.) diferindo apenas na sua terminação, de forma a que o usuário seja conduzido para cada uma delas. Por exemplo:

  • https://colourinvasion.pt/politica-de-privacidade/
  • https://colourinvasion.pt/web-design/
  • https://colourinvasion.pt/blog/
  • https://colourinvasion.pt/portfolio-de-projectos/

A importância da distinção entre estes dois termos, webpage e website, prende-se com o facto de que os motores de pesquisa não indexarem websites, mas sim webpages. Ou seja, quando um website é rastreado, as webpages que o compõe são analisadas e indexadas individualmente, com base no seu conteúdo individual e não no colectivo. Daí que seja importante que quando se faz a optimização de um website para uma determinada palavra chave, esta seja feita em cada uma das webpages que o compõe. Fazer a optimizar apenas numa não é o suficiente, deverá ser feito individualmente.

Vejamos o exemplo que se segue de uma pesquisa feita pelas palavras marketing digital:

O Google não nos apresentou resultados com “nomes de empresas”. Apresentou-nos webpages específicos de websites que contêm informações sobre o termo pesquisado. Sendo o principal objetivo dos motores de pesquisa aproximar-se ao máximo aquilo que se pesquisa ele não direciona para um website específico que vende aquilo que procuramos. Ao invés somos conduzidos directamente para aquilo que procuramos. Daí a importância de optimizar as palavras chaves nas diferentes páginas do website.

COMO OPTIMIZAR UMA WEBPAGE

Estas são algumas das estratégias importantes que devem ser tidas em conta:

  • Optimizar o URL adicionando palavras chave;
  • Estrutura do website clara e com categorias claras, intuitivas e directas;
  • Maximizar os títulos das webpages (máximo 69 caracteres);
  • Escrever descrições e cabeçalhos apelativos para as webpages;
  • Apresentar conteúdo de qualidade, informativo e interessante;
  • Utilizar frequentemente e de forma natural as palavras chave;
  • Utilizar links que redirecionem para sites com qualidade; e
  • Criar um layout das páginas de forma amigável para os motores de pesquisa.

COMO OPTIMIZAR UM WEBSITE

Não se esquece que para além da optimização das webpages também deverá optmizar o seu website. Eis algumas sugestões:

  • Webpages devem carregar rapidamente;
  • Maximizar a experiência do usuário; e
  • Imagem, conteúdos e palavras chave de qualidade em cada uma das webpages.

Em forma de resumo o importante a reter é que fique com a perfeita noção de que para ter melhores resultados para o seu website e atrair o maior número de tráfego possível, deverá optimizar cada uma das suas webpages para as palavras chave que escolheu.

Recomendar
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIN
Partilhar
Deixar um comentário