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WhatsApp Business como utilizar na sua empresa

A aplicação WhatsApp Business foi projectada para pequenas empresas. Com esta app as empresas conseguem prestar suporte aos seus clientes e enviar notificações importantes.

Cada vez mais as redes sociais são utilizadas para divulgação das marcas e relacionamento com os clientes. Aplicações como esta têm vindo a ganhar terreno e assumem-se como canais de comunicação entre consumidores e empresas.

Foi devido a estas tendências, que o WhatsApp, plataforma originalmente criada para troca de mensagens de conversas pessoais foi adoptado para uma versão comercial.

“A ideia é permitir a criação de um canal seguro, em que os clientes possam confiar e fornecer aos negócios ferramentas para facilitar a comunicação com o público”.

Aspetos Positivos

1- Informacões da Empresa

É possível disponibilizar, como que, um cartão de visita da empresa com informações relevantes sobre a mesma (descrição,categoria, horário de funcionamento, endereço, site e email).

Existe ainda a possibilidade de obter um selo de conta verificada após a app confirmar que o número de telefone corresponde realmente à pessoa jurídica apresentada. Esta é uma maneira de ganhar credibilidade junto dos consumidores.

2- Facilidade de Resposta

O WhatsApp Business permite-lhe criar saudações automáticas de forma a que seja enviada uma mensagem padrão assim que recebe o contacto de um cliente. É, ainda, possível ter uma mensagem de ausência a que pode recorrer fora do seu hora´rio de funcionamento ou em momentos em que não se encontra disponível para fazer o atendimento ao cliente.

Outra funcionalidade que lhe pode ser bastante útil é a configuração de respostas rápidas para as perguntas mais frequentes.

3- Etiquetas

Ao categorizar as conversas que mantêm com os seus clientes torna mais fácil encontrá-las no futuro. Pode utilizar marcadores de forma a organizar as mesmas.

4- Estatísticas

O WhatsApp Business permite-lhe obter dados estatísticos que o ajudam a avaliar o sucesso das suas estratégias. É possível obter dados como: número de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas. A própria app têm sugestões de etiquetas que pode utilizar tais como : “Novo Cliente”, “Novo Pedido”, “Pedido Finalizado”, “Pagamento Pendente” ou “Pago”. Caso prefira pode definir as suas próprias etiquetas.

Tal como em tudo,também o WhatsApp Business têm os seus pontos menos bons que precisam de algumas melhorias.

Desvantagens da Utilização do WhatsApp Business

1- Número Exclusivo

O  WhatsApp Business implica a utilização de uma linha exclusiva. Por isso, se já disponha de um perfil convencional para fazer marketing de relacionamento com os seus clientes terá de o desinstalar e instalar a versão business.

2- Atendimento ao Cliente

O facto de apenas ser possível víncular um número de telefone a uma conta comercia implica que apenas, 2 pessoas, no máximo, façam o atendimento ao cliente. Sendo uma via no smartphone e outra no desktop através do WhatsApp Web.

3- Não personalização da Mensagem

Uma vez que não tem integração com um sistema CRM ou outro software de uso corporativo, não é possível dispor de respostas automáticas elaboradas ou de chatbots.

Sendo ainda recente o WhatsApp Business têm alguns erros que precisam ser corrigidos, no entanto, não deixa de ser uma boa opção para as empresas estabelecerem contacto com os seus clientes. Não se esqueça de que esta comunicação irá ser feito por meio de um canal pessoal, o número de telefone do cliente, por isso, convêm utilizá-lo da melhor forma possível. Dar vantagens ajuda a fidelizar clientes (ofertas ou divulgações exclusivas, por exemplo).

Tenha atenção à linguagem adoptada pelos seus clientes e personalize e adapte a da sua empresa em concordância.

Como em qualquer serviço que se preste atendimento ao cliente, é importante que não se esqueça que a rapidez na resposta é crucial. É fundamental que consiga responder a dúvidas e reclamações.

O relacionamento que a app lhe permite ter com os clientes permite-lhe personalizar os seus conteúdos. Saber o histórico de compras de um cliente permite-lhe sugerir produtos que o possam interessar. Pode também fazer um acompanhamento dos pedidos e dar updates sobre o envio das encomendas.

Por fim é importante que não se esqueça do serviço pós-venda. Saber se o cliente ficou satisfeito ou teve algum problema ou dúvida é muito importante para o seu negócio.

 

 

Fonte: Takeblog ; Blog Wittel 

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