WhatsApp – Serviço Apoio ao Cliente

 Caso ainda não se tenha dado conta o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular do mundo, com cerca de 1,5 biliões de usuários.

A sua empresa ainda não utiliza este aplicativo como canal de suporte para os seus clientes?

Se a sua resposta é negativa temos a dizer-lhe que a quantidade de oportunidade que está a perder é enorme.

De acordo com um estudo realizado em 2018 pelo Messenger People e uma instituição alemã, YouGov, os consumidores estão a fazer escolhas cada vez mais conscientes sobre como querem comunicar com as empresas e por conseguinte a optar por aplicativos de mensagens.

Uma empresa que se queira distinguir da concorrência tem de oferecer uma comunicação efectiva e nesse sentido o WhatsApp criou o WhatsApp Business API. Uma versão para médias e grandes empresas que tem a vantagem sobre o WhatsApp “normal” ideal para pequenos negócios, de possibilitar conversas automatizadas.

Ao disponibilizar este canal está a dar aos seus clientes uma possibilidade de atendimento/suporte através de uma aplicação que já utilizam diariamente para trocar mensagens, sem terem de recorrer obrigatoriamente ao website da empresa.

Cada vez mais as empresas se empenham em fazer com que os clientes os vejam como amigos. Como alguém de confiança que está sempre disponível em caso de necessidade.

Empresas como a KLM ou a Hellmann´s já recorreram a esta aplicação como um serviço de apoio ao cliente.

Utilizações que poderá dar ao Whatsapp na sua empresa

  • Suporte de Vendas
    Porque não utilizar o WhatsApp como um canal exclusivo para os clientes consultarem produtos.
  • Pós-venda
    Ao adicionar a aplicação à sua página de checkout ou e-mail de confirmação de encomendas está a oferecer aos seus clientes um canal para comunicarem consigo de forma prática e rápida e também a garantir uma via para lhes enviar informações.

    A KLM, por exemplo, envia a confirmação de reserva, cartões de embarque e actualizações de status de voos através de mensagens do WhatsApp.

  • Perguntas de acompanhamento
    Por vezes os clientes têm dúvidas repentinas que querem ver respondidas o mais breve possível. O WhatsApp oferece essa possibilidade de resposta em tempo real.
  • Suporte a lojas físicas
    Imagine que está a visitar uma loja e tem uma dúvida por esclarecer mas não encontra nenhum funcionário para o ajudar. Basta enviar uma mensagem via a aplicação para a loja para obter o suporte que necessita.
  • Marketing
    Adicionar o número de WhatsApp da empresa aos anúncios de campanhas que  está a promover é uma forma de proporcionar aos seus clientes um acompanhamento directo.

Existem garantias de privacidade de dados?

Se esta é uma questão que o preocupa fique a saber que as mensagens do WhatsApp são protegidas com criptografia, fazendo com que somente a empresa e o cliente possam ler as mensagens trocadas.

Por último gostaríamos de salientar que esta poderosa aplicação proporciona-lhe ir mais além do que o simples atendimento ao cliente possibilitando a realização de vendas.

Sugerimos que faça as suas pesquisas e analise se esta não será mesmo uma oportunidade que está a desperdiçar.

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