Blog

WordPress – Porquê escolher esta plataforma

Actualmente a ferramenta de gerenciamento de conteúdo mais utilizada no mundo é o WordPress. Desde blogs pessoais a sites de notícias online, todos eles recorrem a este software cujas funcionalidades são infinitas. Com mais de 4500 plugins, esta plataforma permite-lhe expandir facilmente as suas funcionalidades de modo a se ajustarem às necessidades do seu site.

Na Colour Invasion desenvolvemos os nossos projectos em WordPress. Porquê? Eis algumas das razões:

1- Interface amigável e intuitivo
Para além dos diversos plugins e recursos que esta plataforma dispõe, o painel de administração é bastante amigável e de fácil utilização. Criar uma publicação ou agendá-la para que seja publicada em determinado dia e hora, são tarefas fáceis que qualquer pessoa poderá facilmente aprender. Instalar novos plugins ou novos temas é igualmente fácil. Caso peça a uma empresa para fazer o desenvolvimento do seu site, após uma breve formação poderá ser você próprio a gerir os conteúdos do mesmo.

2- Agendamente de publicações
Se escrever um conteúdo que quer que seja publicado apenas numa determinada data e/ou hora o WordPress, permite-lhe agendar as suas publicações. Este recursos torna-se bastante útil em situações de ausências ou quando o conteúdo em questão é criado em equipa.

3- Infinidade de temas
Existem milhares de temas à escolha o que permite uma personalização do design do site. Com alguma criatividade é possível customizar um tema e ter um site com uma aparência única. Pode também fazer alterações de tema sempre que lhe apetecer, bastando para tal ter atenção se são temas pagos ou gratuitos e que implicações a alteração poderá ter em termos dos conteúdos que já tem no sue site. Caso queira consultar alguns dos temas disponíveis poderá fazê-lo aqui.

4- Optimização SEO
É certo e sabido que o posicionamento de um site nos motores de pesquisa é muito importante. Entre muitos aspectos é crucial que o site tenha uma estrutura amigável. Ora o WordPress, foi criado tendo esta premissa em mente, para além de que tem sempre a possibilidade de expandir os recursos originais com plugins gratuitos ou pagos. Para a optimização SEO recomendamos o plugin Yoast.

5- Adequado a qualquer tipo de site
Extremamente flexível é perfeitamente adaptável para um site institucional, portal de notícias, site de classificados, vendas online ou um simples blog. Para ver alguns exemplos da diversidade de opções poderá consultar o nosso portfólio aqui.

6- Diversidade de níveis de acesso (utilizadores)
Permite a possibilidade de criar diferentes tipos de acesso ao backoffice do site. Desde administrador ao subscritor, todos podem ter o seu acesso com as respectivas permissões, ao painel administrativo. Este aspecto torna-se bastante útil quando se trabalha em equipa ou quando se têm um site em que diversas pessoas necessitam de ter acesso ao mesmo.

7- Grande comunidade online
É uma ferramenta de código aberto e que por isso é utilizada por milhares de utilizadores por todo o mundo. Caso tenha alguma dificuldade, facilmente encontrará ajuda online porque existem variadas ajudas online de como resolver diversos problemas, nomeadamente em fóruns e blogs. Tem ainda ao seu dispor as ferramentas de suporte oficial, tais como a documentação oficial, o fórum oficial e os tópicos de suporte dos próprios plugins.

8- Constantes actualizações
Esta é uma plataforma bastante actualizada uma vez que, sensivelmente, a cada 6 meses é lançada uma nova versão, com actualizações de segurança e melhorias constantes. Estas actualizações podem ser feitas automaticamente pelo que nem precisa de se preocupar com elas. No entanto, e por medida de precaução, recomendamos que antes de fazer actualizações faça um backup dos arquivos e da sua basesde dados para prevenir perdas de informação.

9- Sites responsivos
Ter um site que veja perfeitamente visível seja qual for o dispositivo pelo qual estamos a aceder a ele é um “must have” nos dias de hoje. Não se esqueça de que o cliente/utilizador dos dias de hoje não se limita ao que se encontra em casa sentado à frente do computador, mas também aquele que está na rua e que dispõe de um tablet ou smartphone e que esteja onde estiver está constantemente ligado à Internet.

10- Grande variedade de plugins
Tal como já referimos o WordPress dispõe de uma grande variedade de plugins com as mais variadas funções que se adaptam a todo o tipo de necessidades. Pode facilmente adicionar um plugin que lhe permite criar um formulário de contacto ou instalar o Google Analytics, entre outros. Caso queira consultar alguns deles poderá fazê-lo aqui.

11- Open source (sistema de código aberto)
Este é um dos pontos mais fortes do WordPress e que significa que qualquer programador ou developer que perceba da linguagem php, poderá alterar e contribuir para a evolução da ferramenta. A questão da constante evolução e actualização prende-se com este facto, pois sendo a sua comunidade muito grande, qualquer um pode contribuir com ideias e melhorias.

Estas são, na nossa opinião, razões mais do que válidas para recorrer a esta plataforma. No caso de estar a pensar em fazer parte desta comunidade e criar o seu site em WordPress, teremos todo o gosto em ajudá-lo basta para tal que entre em contacto connosco aqui.

AnitaWordPress – Porquê escolher esta plataforma

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *