fbpx

Yoast SEO – O melhor plugin do WordPress

Estar nas primeiras páginas de resultados do Google não é tarefa fácil. Não basta ter um bom nome e um belo layout, é necessário também um conteúdo de qualidade e um bom SEO (Search Engine Optimization).

É aqui que surge o Yoast, uma das mais valiosas ferramentas do WordPress, já que este plugin lhe permite tornar o seu site amigável para os motores de pesquisa. Este plugin permite definir uma palavra-chave ou várias (dependendo se tem a versão gratuita ou paga) e ter até analises, em tempo real, que o auxiliam a optimização os conteúdos, palavras chave, meta-descrição, título de imagens, etc.

Entre as suas múltiplas funcionalidades do Yoast destacamos as seguintes:

DEFINIÇÃO DO TÍTULO DE ARTIGOS E META-DESCRIÇÃO

Possibilita a criação de templates para títulos e meta-descrições de forma a que as páginas sigam um determinado padrão. Poderá fazer recortes nos títulos e verificar como ficariam aquando de uma busca do Google, e destacar a busca por palavras-chave vendo como se sairiam numa busca. Teste o uso de palavras chave no texto, permitindo melhorá-lo ou melhorar a seleção de palavras chave para os conteúdos.

CONFIGURAÇÃO DE META ROBOTS

Muito útil quando pretende que um artigo ou determinada página do seu site não apareçam nos mecanismos de busca. Caso apareça a informação que será apresentada é a correspondente ao “title” e “meta description”.

LIMPEZA DE LINKS PERMANENTES

Tem opção de redirecionamento de URL, o que lhe permite que o conteúdo seja encontrado pelo URL que quiser.

SITEMAP EM XML

Um sitemap não é mais do que um mapa de todas as páginas do seu website e que tem como objectivo indicar ao Google todas as páginas que existem e são relevantes. Os sitemaps também são importantes para o SEO pois permitem ao Google encontrar facilmente as páginas do website mesmo que os links internos existentes entre páginas não sejam perfeitos.

Segundo o próprio Google os sitemaps são importantes para websites com muitas páginas, com um arquivo grande, para novos websites com poucos links externos ou ainda para websites com conteúdo de media (imagens e vídeos). No entanto, consideramos que os sitemaps são essenciais para todos os tipos de websites.

MELHORIAS PARA RSS

Permite que adicione o começo e o fim do texto no feed de RSS e que faça um link para um conteúdo específico do seu site caso tenha muitas visualizações do conteúdo.

EDITAR ROBOTS.TXT E HTACCESS

Fácil de utilizar e constantemente actualizados.

O robots.txt é um ficheiro de texto com instruções para os robots dos motores de pesquisa e que define que áreas do website os robots têm permissão para aceder. Neste ficheiro é possível incluir domínios, directórios completos, um ou mais sub-directórios ou ficheiros individuais. No entanto, este ficheiro não o protege contra acessos sem autorização.

Já o htaccess é um ficheiro de configuração que existe nos servidores que correm em software Apache Web Server. Pode ser usado para alterar a configuração do Apache para habilitar ou desabilitar funcionalidades adicionais ou acrescentar funcionalidades novas.

LIMPEZA DA SESSÃO HEAD

Se quiser aprofundar este tema clique aqui.

Recomendar
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIN
Partilhar
Tagged in
There is 1 comment on this post
  1. seohero.uk
    Junho 16, 2019, 7:16 pm

    And the majority of them are utilizing search engines.

Deixar um comentário