A questão das redes sociais e onde marcar presença aflige certamente os gestores de muitas empresas.
As redes sociais são cada vez mais, o que torna ainda mais complicado escolher em quais a sua empresa deve estar presente e como gerar valor para o meu público-alvo.
Primeiro à que ter em conta de que não é necessário estar presente em todas as redes sociais que existem. O mais importante, antes de escolher em que redes deve a empresa estar presente, é conhecer as diferenças entre cada rede e qual o perfil do público de cada uma das redes.
Tenha ainda em conta a forma como a rede será utilizada antes de fazer a sua escolha. Dependendo das suas características pode optar por usar a rede para disseminar conteúdos ou para construir uma audiência.
É importante estar onde o seu público-alvo e os seus potenciais clientes estão.
Comece por identificar onde os seus potenciais clientes estão e de que forma a sua empresa poderá partilhar conteúdo relevante para eles. Fale com alguns dos seus actuais ou potenciais clientes para descobrir a que redes sociais costumam aceder e que tipo de conteúdo lhes interessa mais.
Mesmo que opte por não estar presente em todas as redes sociais de uma forma activa, é importante que crie perfis em todas elas para reservar o nome, impedindo que outras pessoas ou até mesmo a sua concorrência o façam por si.
Foque-se nas redes sociais mais importantes e dedique tempo a criar conteúdo relevante e a publicá-lo com frequência uma vez que ao fazê-lo irá conseguir uma audiência qualificada, alcançar mais leads e, acima de tudo, fazê-lo com um baixo investimento.
Abaixo mencionamos algumas das redes sociais que consideramos mais relevantes para as empresas:
1. FACEBOOK
Mais valia: alcance dos posts
O Facebook é a rede social por excelência com o maior número de utilizadores e com a maior taxa de tempo gasto pelos utilizadores.
Algumas dicas:
2. TWITTER
Mais valia: fidelização de clientes
O Twitter funciona como um canal directo de interacção com os utilizadores/clientes. Possui por esta razão um elevado volume de conteúdo e requer uma alta velocidade de resposta/actualizações.
Algumas dicas:
3. YOUTUBE
Mais valia: atrair clientes
A maioria das pessoas prefere ver vídeos a ter de ler conteúdos, pelo que produzir vídeos é uma excelente forma de impactar os seus potenciais clientes.
O Youtube é também um motor de pesquisa por excelência pelo que os conteúdos nele partilhados têm uma maior possibilidade de atraia leads qualificadas.
Algumas dicas:
4. SLIDESHARE
Mais valia: aumentar a visibilidade das apresentações
O SlideShare é uma rede de referência para partilha de apresentações nos formatos pptx e pdf.
Depois de ter sido comprada pelo LinkedIn passou a ter uma boa autoridade perante o Google. Outro aspecto também importante que ajuda na disseminação do conteúdo é a sua facilidade em embeber os conteúdos noutros sites.
Algumas dicas:
5. PINTEREST
Mais valia: mood board da sua empresa
O Pinterest é a rede ideal para empresas que trabalham com conteúdos visuais (imagens e infográficos). Será ainda mais indicada se o seu público-alvo for na sua maioria mulheres.
Algumas dicas:
6. LINKEDIN
Mais valia: gerar leads qualificadas
O LinkedIn a maior rede social coorporativa e se o seu objectivo é gerar leads qualificadas é a opção ideal, sendo neste sentido 277% mais efectiva que o Facebook ou Twitter. Se a sua empresa tem um perfil B2B então tem de estar presente nesta rede.
Algumas dicas:
7. GOOGLE +
Mais valia: maior indexação de conteúdo
Pertence ao Google e só por isso é razão para não ignorar esta rede pois a presença no Google+ vai contribuir bastante para melhorar a sua autoridade e posicionamento no Google.
Algumas dicas:
8. INSTAGRAM
Mais valia: foco no público jovem
O Instagram baseia-se muito na componente visual e funciona de forma muito simples. Possui os recursos de gostar, comentar e identificar pessoas nas imagens.
É uma rede social utilizada pelo público jovem e bastante recorrida dentro do segmento da moda.
Algumas dicas:
Após a criação das contas nas diferentes redes sociais e suas actualizações não se esqueça de monitorizar os resultados do seu trabalho. As redes sociais são excelentes enquanto canais directos de comunicação entre a empresa e os seus clientes mas, também a expõem a críticas, sugestões, reclamações e elogios. Deve por isso estar atento ao que é mencionado nas redes sociais (social mention) e procurar sempre responder com rapidez utilizando as suas respostas para criar vantagens para o seu negócio.
[…] outro aspecto a ter em consideração é a sua presença em outras redes sociais. Ter notoriedade em redes como o Twitter, Facebook e YouTube podem ajudá-lo a conseguir o selo […]